Terça, 25 de Junho de 2019

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Business Intelligence: uma nova ferramenta para Fomento Mercantil

O Factoring no Brasil já atingiu sua maioridade. Sim, os empresários de Factoring pertencem a uma categoria que, a duras penas, nasceu e cresceu convivendo com crises políticas e financeiras de toda a espécie e a toda hora. O tempo passou e as dificuldades se modificaram e, infelizmente, aumentaram.

Hoje convivemos com dificuldades imensamente maiores do que as enfrentadas há alguns anos passados. A concorrência está cada vez mais acirrada, o fator utilizado está cada vez menor, não há mais espaço para a administração convencional. A realidade de hoje não perdoa as empresas que não investem em capacitação de seus colaboradores e que se distanciam do constante aprimoramento de suas práticas gerenciais.

Está cada vez mais evidente que o Planejamento Estratégico é um diferencial competitivo para as empresas que querem seguir adiante com seu crescimento, não somente para sobreviver no mercado. As que se preocupam somente em ir levando, com o pensamento de que um dia há que melhorar fatalmente terão surpresas desagradáveis pela frente.

A utilização da inteligência no gerenciamento dos negócios é essencial para maximizar o aproveitamento das oportunidades e potencialidades de cada empresa. Mas como administrar inteligentemente uma empresa de Fomento Mercantil? Será que basta que o administrador seja experiente, competente e inteligente? Para uma boa decisão estratégica, bastam os dados armazenados no cérebro do decisor? O feeling do decisor é o bastante para apontar o melhor caminho a ser seguido?

Há poucos anos não dispúnhamos de ferramentas que hoje são indispensáveis para o gerenciamento das empresas, a tecnologia da informação está cada vez mais se tornando a melhor parceira do administrador. E por que não utilizá- la no que ela tem de mais atual?

Inicialmente foram os softwares de gestão (ERPs) que integraram todos os dados da organização em um único sistema, o que possibilitou a automação e o armazenamento das informações das empresas. Você já imaginou sua empresa sem um ERP? É difícil até de imaginar esta situação. Mas ainda faltava um segundo passo, o que veio acontecer com o Business Intelligence.

Há pouco tempo entre nós, o Business Intelligence (BI) veio para atender a necessidade mais essencial para os administradores: transformar os dados armazenados em informações gerenciais em tempo hábil e de forma flexível, extraindo e integrando dados de forma a proporcionar e transformar os registros contidos no software de gestão para que estes dados sejam analisados de forma contextualizada, o que permite ao administrador fazer uso de sua experiência para a tomada de decisões estratégicas em cima de um histórico de informações até então somente armazenadas em um banco de dados.

A empresa de fomento mercantil ao somar a utilização de ferramentas de inteligência de negócios com a experiência de seus colaboradores para a análise e tomada de decisão certamente estará se tornandouma empresa mais inteligente e competitiva. A falta de qualquer uma destas bases tornará o processo de tomada de decisão falho, pois não basta termos colaboradores analíticos e competentes se lhes faltar a ferramenta adequada para transformar informação em solução.

Ao utilizar a ferramenta de BI, a empresa de fomento mercantil dá um passo à frente na tecnologia, podendo disputar o mercado com informações gerenciais de que só dispunham os gigantes do mercado, como os bancos, que acabam disputando os mesmos clientes.

O BI tem por finalidade principal trazer benefícios tais como:

- Proporcionar um planejamento corporativo mais amplo;
- Compreender as tendências dos negócios, melhorando a consistência no momento de decisão de estratégias e ações a serem tomadas;
- Analisar dados contextualizados;
- Trabalhar com hipóteses;
- Procurar relações de causa e efeito;
- Facilitar a identificação de riscos;
- Transformar os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial;
- Possibilita a redução de custos;
- Aumenta significativamente o conhecimento dos clientes.

A ferramenta de BI possibilita ainda a visualização de modo gráfico e simplificado a atividade da empresa, o seu desempenho, potenciais riscos ou desvios do planejado, sendo possível a detecção de fraudes com mais facilidade e a análise de impacto das decisões tomadas possibilitando a correção dos rumos da empresa.

As empresas de fomento mercantil necessitam mais do que nunca de um sistema de suporte à decisão eficaz e relevante, que traga a uniformização e descent ralização do acesso à informação para todas as áreas da empresa. A ut ilização do BI, pelo custo total do projeto, estava acessível somente para grandes empresas, sendo esta ferramenta a "chavemestra" de alguns setores como telecomunicações, bancos, seguros, cartões de crédito. Esta realidade vem mudando com o tempo, já sendo possível o acesso das empresas de fomento mercantil a esta ferramenta que não pode ser considerada um custo, e sim um investimento rentável.

O futuro já começou. Palavras como evolução, tecnologia, inovação, inteligência, conhecimento e qualificação somente terão significado se estiverem associadas a outras como planejamento estratégico e atitude imediata. Somente assim prosseguiremos firmes e fortes para enfrentarmos as dificuldades que por certo virão.

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Ernani Desbesel
Ernani Desbesel

Especialista em Negócios de Compra de Recebíveis
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado há 26 anos com especialidade em negócios das Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 11 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Factoring, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)

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