Curso Itapema/SC - Controladoria de Lastro - Checagem e Notificações - nas Empresas de Fomento Mercantil e Securitização (SPE e FIDC)

CURSO PRÁTICO E COM DEBATES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
•    O que é controladoria de lastro nas empresas do setor de recebíveis
•    O “poder pagar” e o “dever pagar”
•    A controladoria de lastro dentro da organização
•    A controladoria de lastro e a gestão de riscos
•    A lastro dos recebíveis como suporte da segurança dos negócios da empresa
•    A controladoria de lastro como fiscal da formalidade dos recebíveis adquiridos 
•    Os títulos de crédito (principais)
        o    A duplicata
        o    O cheque
•    A busca pela informação fidedigna
•    As confirmações de lastro dos recebíveis adquiridos
        o    As confirmações de embarque
        o    As confirmações de pedido ou do negócio originador do recebível
        o    As confirmações de recebimento de mercadorias ou de serviços realizados 
        o    Os status de controle das confirmações e notificações
        o    Controles e agendamentos
•    Notificações de compra
        o    A notificação de acordo com o ccb
        o    Obrigatoriedade ou necessidade?
        o    Oposição ao pagamento a terceiros, pode? Em que casos?
        o    Pagamento ao credor originário, pode? Em que casos?
        o    O sacado abater na duplicata pendências anteriores com o cedente, pode?
•    Meios de contato
        o    As ferramentas de contato
                A agilidade das ferramentas de contato quanto ao envio
                As ferramentas de contato e a possibilidade de obtenção de resposta
                Os custos de cada ferramenta de contato
                A qualidade da prova em cada ferramenta de contato nas confirmações de recebimento e pedido
                A qualidade da prova em cada ferramenta de contato nas notificações de compra
                A condução da resposta adequada nas ferramentas de contato
                Quadro resumo das vantagens e desvantagens de cada ferramenta de contato
•    Técnicas de contato
        o    Contato escrito
                O que escrever para obter melhores resultados
        o    Contato por voz
                A condução do contato
                A técnica de contato por blocos
                As opções de blocos de contato
        o    A checagem como fonte de prospecção de novos clientes
•    Exercício prático de confirmação e notificação entre os participantes do curso
•    A otimização das ações da área de controladoria
        o    A amostragem dos resultados por status na carteira e por cedente
        o    As prioridades no trabalho da controladoria
        o    Os melhores horários para a prática dos atos da controladoria
        o    O planejamento do momento adequado para os contatos
•    As ferramentas tecnológicas utilizadas na controladoria
        o    A checagem da nota fiscal eletrônica 
                No momento da emissão da duplicata ou no momento da compra
                Nos possíveis eventos da nota fiscal eletrônica
                        •    Carta de correção
                        •    Manifestação do destinatário
                        •    Emissão ou cancelamento do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)
                        •    Cancelamento da nota fiscal
        o    O e-mail rastreável com comprovação de conteúdo
                Como é o fluxo de um e-mail “simples” e de um e-mail certificado
                E-mail certificado de ida e volta, o que é e qual sua importância
•    Os benefícios da controladoria de lastro 
        o    Na segurança da empresa
        o    Na análise de crédito
        o    Na área comercial
•    Os processos que fazem a diferença na segurança, competitividade e rentabilidade de uma empresa de fomento

Objetivos: Fortalecer o conhecimento dos participantes nas boas técnicas utilizadas na controladoria de lastro; difundir no grupo atitudes proativas que influenciem na otimização dos resultados das checagens e notificações; proporcionar o conhecimento das técnica que possam auxiliar tanto na eficácia, quanto na segurança dos atos praticados pela controladoria; conscientizar os participantes das vantagens da prática contínua de atitudes preventivas para mitigar as vulnerabilidades causadoras de problemas e prejuízos com a condução das rotinas do setor.

Metodologia: Exposição dialogada dos assuntos abordados, conjuntamente com debates e questionamentos práticos sobre as rotinas do setor, utilizando-se uma linguagem própria e objetiva para todos os empresários e colaboradores de qualquer estágio de conhecimento.

Carga horária: 8 horas/aula 

Público: Empresários, diretores, gestores e colaboradores do setores de controladoria de lastro, operacional e da cobrança das empresas de fomento mercantil e securitização.

Material: Apostila 

Palestrante: Ernani Desbesel
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado Especialista na Gestão de Riscos nas Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 9 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Fomento Mercantil, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)
Vice-Presidente da iDtrust - Documentos Eletrônicos Confiáveis
Professor na Academia de Crédito Serasa Experian

Data e horário: 19 de agosto de 2017, das 9h00min às 18h00min. (sábado)

Local: Av. Nereu Ramos, 987 - Itapema/SC - Hotel Solis - http://www.solis.tur.br/

Investimento por participante: 
• R$ 800,00 para cada inscrição somente no curso de CONTROLADORIA DE LASTRO do dia 19/08/2017 (sábado)
• R$ 1.450,00 Para cada inscrição conjunta no curso de CONTROLADORIA DE LASTRO do dia 19/08/2017 e do curso de ALTERNATIVAS EMPRESARIAIS do dia 18/08/2017 (sexta)
 
PARA INSCREVER-SE ACESSE O LINK AO LADO: https://f2link.f2b.com.br/CONTROL-ITAPEMA-SC
 
AS VAGAS SÃO LIMITADAS PARA PROPORCIONAR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Para maiores informações (51) 99877-9494