Arranjos de Pagamento e o Mercado de Capitais

Por que um Workshop Uqbar dedicado a esse tema?

Uma leitura do estágio de evolução da sociedade decorre de seus meios de pagamento em uso. Começando pelo escambo, passando pelos metais preciosos, o papel-moeda e o cheque, e mais recentemente os cartões e moedas digitais, os meios de pagamento se transformaram radicalmente. Em função de suas versões mais modernas, como os cartões e as moedas digitais, os meios de pagamento suscitaram a proliferação dos assim chamados arranjos de pagamentos. Estes últimos se referem a estruturas e regras de funcionamento referentes aos seus respectivos instrumentos de pagamento.

O advento de uma multitude de arranjos de pagamentos, referentes a diferentes instrumentos de pagamento, ocasionou o avanço de sua regulação por parte do Conselho Monetário do Brasil, através do Banco Central do Brasil. Foram estabelecidos critérios para determinação da inclusão ou não de um arranjo de pagamentos no Sistema de Pagamentos Brasileiro e para sua definição como aberto ou fechado, com implicações em relação aos regimes informacionais exigidos e o escopo de atuação permitido para cada tipo de instituição participante destes arranjos.

No caso dos arranjos de pagamento de cartões de crédito, que contemplam estruturas de fluxo informacional e financeiro envolvendo portadores, emissores, bandeiras, credenciadoras, facilitadoras e estabelecimentos, a partir da expansão de suas dimensões, surgiram múltiplas e distintas oportunidades de negócios de financiamentos e investimentos. Assim, cresceu a interação entre estes arranjos e veículos estruturados do mercado de capitais, como os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios.

É sobre este cenário dinâmico que se desdobra em plena atualidade, abarcando as transformações em curso da prática de mercado e do marco regulatório dos arranjos de pagamento, e analisando e discutindo as oportunidades e o avanço de operações de mercado de capitais estruturadas junto a estes arranjos, que o Workshop Arranjos de Pagamento e o Mercado de Capitais se dedicará.
 
O PÚBLICO-ALVO

O Workshop se destina a profissionais dos diversos tipos de empresas que atuam como participantes entres as ponta de captação e de investimento em operações junto aos arranjos de pagamento: entre outros, investidores institucionais, gestores, consultores de crédito, assets, fintechs de variados perfis, auditores, prestadores de serviços fiduciários, bancos emissores de cartão, credenciadoras, subadquirentes, bandeiras, reguladores e agências de classificação.

O PROGRAMA

1. Arranjos de Pagamento (AP)

2. AP de Cartões de Crédito

3. Mercado de Capitais: Oportunidades de Financiamento e Investimento

4. Operações Realizadas e Estudo de Caso de Destaque

5. Futuro

1. Arranjos de Pagamento (AP)
Perspectiva histórica e evolução de mercado de meios de pagamento, o impacto constante da tecnologia, evolução do marco regulatório de AP, arranjos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro, arranjos fechados e abertos, tipos de participantes, exigências regulatórias informacionais, de governança e de capital.

2. AP de Cartões de Crédito
Estrutura e papel de participantes. Fluxo Informacional. Fluxo Financeiro. Diferentes pares Credor-Devedor. Grau de diversificação de credores e de devedores. Compensação centralizada.

3. Mercado de Capitais: Oportunidades de Financiamento e Investimento
Diferentes racionais de financiamento e investimento. O encaixe das operações de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Alavancagem. Direitos Creditórios. Análise de Risco. Retorno Esperado. 

4. Operações Realizadas e Estudo de Caso de Destaque
Apresentação de uma ampla base de dados dimensionais, estruturais, de composição, de desempenho, de qualidade de risco das operações de FIDC já realizadas junto aos AP de cartão de crédito, estas já presentes junto a todos os pares cedente-sacado possíveis no fluxo financeiro dos arranjos. Análise e discussão detalhada de operações individuais de relevante valor representativo e didático. 

5. Futuro
Discussão de tendências futuras em função do impacto dinâmico da evolução tecnológica e comportamental dos agentes na economia. Tópicos: meios de pagamento, crédito, regulação, necessidades de financiamento, oportunidades de investimento, FIDC, custódia, compensação, cobrança, risco, competição, a moeda fiduciária tradicional e a intermediação bancária tradicional.

OS FACILITADORES

Pedro Junqueira | Sócio Diretor da Uqbar
Leonardo Augusto | Gerente de Informação da Uqbar
 
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Edson Luiz dos Santos |Autor do livro "Do Escambo à Inclusão Financeira - a evolução dos meios de pagamento"
Rodrigo Vieira |Sócio líder da área de Startups & Inovação de TozziniFreire Advogados

MAIS INFORMAÇÕES

http://www.uqbar.com.br/educacao/workshop-de-arranjos-de-pagamento-e-mercado-de-capitais.jsp