Workshop - Financiamento à Infraestrutura e Securitização Estudo de Casos

POR QUE UM WORKSHOP UQBAR DEDICADO A ESSE TEMA?

É sabido e notório o atraso que vai se acumulando em investimentos imprescindíveis no setor de infraestrutura no país, assumindo-se que é objetivo básico da sociedade brasileira continuar seu desenvolvimento econômico e de bem-estar. Condições fiscais e monetárias, e estruturais, vêm causando a redução de investimentos para níveis perigosos de escassez, afetando de forma permanente a capacidade de crescimento da economia brasileira.

Neste quadro de desempenho histórico sofrível, torna-se ainda mais importante a busca por formas alternativas de investimento em infraestrutura, que sejam independentes do financiamento público. O mercado de securitização, fundamentado na participação de investidores, diferenciado pelo valor agregado proporcionado por sua tecnologia, e enrobustecido pelo histórico de seu marco jurídico-regulamentar e sua prática, se apresenta como óbvia solução a ser utilizada. Proporcionando atrativas oportunidades de captação e de investimento de recursos, operações de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), o principal veículo de securitização do mercado de capitais brasileiro, se apresentam como forma eficiente de se viabilizar investimentos em infraestrutura.

O Workshop Financiamento da Infraestrutura e Securitização – Estudos de Casos aborda, didática e profundamente, as variadas operações de securitização estruturadas com lastro em carteiras de títulos de dívida corporativa e de fluxo futuro de recebíveis oriundos nos segmentos de energia, transporte, saneamento e logística da economia brasileira. Carteiras diversificadas de debêntures, carteiras de fluxo futuro, carteiras com reforços de crédito de terceiros, oriundas em diversos segmentos econômicos de perfil de infraestrutura, compõem operações de securitização vigentes ou já amortizadas, que, em seu conjunto, oferecem rico material empírico a ser debatido, analisado e compreendido, o que será efetivamente realizado neste evento.
 
O PÚBLICO-ALVO

O Workshop é destinado a um público amplo incluindo, entre outros, executivos de: empresas do setor de infraestrutura, agências de fomento, entidades governamentais, assets, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, corretoras e distribuidoras de títulos de valores mobiliários, companhias securitizadoras, prestadores de serviços fiduciários, investidores institucionais, instituições acadêmicas, órgãos reguladores e seguradoras. O evento é de especial interesse para profissionais e técnicos envolvidos nas seguintes áreas: finanças estruturadas, mercado de capitais, captação e gestão de recursos, concessão de créditos, tesouraria, gerenciamento de risco, pesquisa e jurídica. 

O PROGRAMA

1. Securitização

2. Securitização e Infraestrutura: histórico e dados

3. Carteiras de debêntures e títulos de dívida corporativa

4. Carteiras de Fluxo Futuro: contrato aleatório

5. Carteiras de Fluxo Futuro: Quantidade Mínima Mensal

1. Securitização
O modelo de intermediação financeira proporcionado pela tecnologia da securitização. Conceitos e inovações associados à tecnologia de securitização. O lastro e os diferentes tipos de reforço de crédito e de liquidez. Análise dos participantes e respectivas funções em operações de securitização. Risco. Precificação. 
2. Securitização e Infraestrutura: histórico e dados
O modelo de intermediação financeira proporcionado pela tecnologia da securitização. Conceitos e inovações associados à tecnologia de securitização. O lastro e os diferentes tipos de reforço de crédito e de liquidez. Análise dos participantes e respectivas funções em operações de securitização. Risco. Precificação. 
3. Carteiras de debêntures e títulos de dívida corporativa
Pulverização de risco em número limitado de devedores. Relevância da análise individualizada de risco corporativo. Correlação. Prazo. Liquidez. Estruturação do Passivo. Chamadas de capital. FIDC de debêntures incentivadas. Estudo de Caso de valor alto didático referente a operação de FIDC realizada no mercado brasileiro.

4. Carteiras de Fluxo Futuro: contrato aleatório
Securitização de fluxo. Instrumento Jurídico. Compromissos do cedente. Análise de risco. Concessão e implicações. Múltiplos utilizados. Cota subordinada de FIDC de FF. Estudo de Caso de valor alto didático referente a operação de FIDC realizada no mercado brasileiro.

5. Carteiras de Fluxo Futuro: Quantidade Mínima Mensal (QMM)
Cessão de fluxo futuro e recebíveis performados. Variações de compromissos do cedente. O caso do risco dominante de crédito. QMM. Subordinação a outras dívidas do cedente. Análise de risco. Concessão e implicações. Múltiplos utilizados. Estudo de Casos de valor alto didático referentes a operações de FIDC realizadas no mercado brasileiro.

OS FACILITADORES

Pedro Junqueira | Sócio Diretor da Uqbar
Leonardo Augusto | Gerente de Informação da Uqbar

 
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Rubens Vidigal Neto| Perlman Vidigal Godoy Advogados

MAIS INFORMAÇÕES

http://www.uqbar.com.br/educacao/workshop-sif-ec.jsp