Workshop Uqbar FIDC NP - Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados

POR QUE O MERCADO DE FIDC-NP PERMANECE EM RITMO DE EXPANSÃO?

Este tipo de veículo, regulamentado de forma específica pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 444, se caracteriza, entre outros aspectos, pelos tipos de ativos permissíveis de serem adquiridos para suas carteiras. Diferentemente dos FIDC, os FIDC–NP detêm direitos creditórios de natureza não regular. Assim, créditos adquiridos de empresas em Recuperação Judicial (RJ), créditos inadimplidos, precatórios, créditos em discussão judicial, direitos de existência futura desconhecida e outros tipos de direitos creditórios não regulares compõem majoritariamente as carteiras destes veículos. Neste sentido, os FIDC–NP preenchem um espaço sub-utilizado de transações de ativos na economia brasileira e, a depender da conjuntura atual desta última, serão beneficiários de uma crescente oferta destes tipos de ativos que caracterizam suas carteiras.

O modus operandi de um FIDC–NP pode diferir relevantemente daquele de um FIDC. A prática para a originação, estruturação, gestão e monetização de direitos creditórios de carteiras de FIDC-NP muitas vezes requer capacitações bastante distintas das funções associadas ao funcionamento de um FIDC. E diferenciados também são o papel de investidores e a abordagem destes nestas operações. Destaca-se a importância das capacitações jurídicas, de avaliação operacional de devedores, de posicionamento estratégico junto a cedentes e da prática de recuperação de créditos e garantias.

QUAL SERÁ O CONTEÚDO DO TREINAMENTO?

O Workshop Uqbar FIDC–NP apresenta um entendimento aprofundado do mercado de FIDC–NP, de suas oportunidades e do funcionamento operacional destes veículos no mercado. A partir de uma discussão inicial do papel dos fundos de investimento, dos FIDC em particular, e das operações de securitização em geral, o evento avança para a abordagem comparativa das operações de FIDC–NP, seu racional, regulamentação, potencial de desempenho e riscos específicos associados. São tratadas questões vinculadas ao processo de registro de fundos e de ofertas e à gestão contábil. O papel do gestor destes fundos é avaliado. Um conjunto amplo de dados deste segmento de mercado é exibido. A análise da prática, concretamente enriquecida por estudo de casos de grande representatividade e de forte valor didático enriquecem o aprendizado. O Workshop contará com a participação de profissionais de larga experiência jurídica e de gestão no mercado de FIDC–NP.

O PROGRAMA

1. Definições e papel estratégico

2. Evolução do mercado e classificação

3. Carteiras compostas de DC oriundos de empresas em Recuperação Judicial (RJ)

4. Carteiras compostas de créditos inadimplidos

5. Carteiras compostas de fluxo futuro

6. Estudo de casos

1. Definições e papel estratégico 
Conceitos básicos referentes à natureza de fundos de investimento. Conceitos e regulamentação específicos. Diferenciações fundamentais em relação aos principais veículos de securitização. Racional específico de estruturação de um FIDC-NP. Oportunidades para captadores e investidores.

2. Evolução do mercado e classificação
Análise da evolução do mercado de FIDC-NP. Classificação dos principais tipos de fundo baseada em características dos direitos creditórios investidos. Dimensionamento e composição atual.

3. Carteiras compostas de DC oriundos de empresas em Recuperação Judicial (RJ)
O potencial de desempenho de fundos que investem em créditos adquiridos de empresas em RJ. A Recuperação Judicial, a Recuperação Extrajudicial e Financiamento de empresas em RJ. A atualização do entendimento da definição na norma. Riscos e rentabilidade.

4. Carteiras compostas de créditos inadimplidos
Variações de perfil de carteira. Estrutura do fundo. Originação e Precificação de carteiras. Gestão operacional. Contabilidade. Recuperação de crédito e garantias. Riscos e rentabilidade.

5. Carteiras compostas de fluxo futuro
Definição de fluxo futuro. Incerteza de quantidade e contrato aleatório. Créditos não "performados". Reforço de crédito e passivo do cedente. Enquadramento como NP. Financiamento do setor de infraestrutura. Riscos e rentabilidade.

6. Estudo de casos
Análise de operações realizadas no mercado brasileiro de relevante valor didático e de valor ilustrativo do conteúdo do Workshop.

OS FACILITADORES

Pedro Junqueira

Leonardo Augusto

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.uqbar.com.br/educacao/workshop-de-fundos-de-investimento-em-direitos-creditorios-nao-padronizados-fidc-np.jsp?utm_term=Workshop+FIDC+NP+%E2%80%93+30+de+janeiro+%E2%80%93+Sao+Paulo&utm_campaign=Uqbar+Educacao+Financeira&utm_source=e-goi&utm_medium=email