Workshop Uqbar -Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)

Atualmente, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são o principal veículo de securitização no Brasil, tecnologia financeira que vem ganhando importância crescente no país. Os FIDC já conquistaram o status de opção fundamental de financiamento de empresas de todos os portes, tanto para investimentos em infra-estrutura como para capital de giro, e de pessoas físicas, para consumo, educação e moradia. As operações de FIDC conectam, através do mercado de capitais, os tomadores finais de recursos, que são os originadores de crédito, instituições financeiras, fornecedores e empresas, e os investidores de cotas de FIDC, instituições financeiras, investidores institucionais, assets e grandes investidores individuais. Neste processo, os FIDC incrementam a liquidez dos tomadores finais e otimizam as possibilidades de retorno dos investidores. A estrutura de uma operação de FIDC trouxe para o mercado o conceito e a prática de inovações financeiras, análises diferenciadas de risco, e atuação de participantes especializados em finanças estruturadas. Para a utilização maximizadora deste veículo, faz-se necessário uma compreensão e familiarização mais aprofundada de suas características e histórico. O Workshop FIDC visa construir um aprendizado sólido desta nova tecnologia e identificar oportunidades de utilização prática da securitização através destes fundos de investimento.

O PÚBLICO-ALVO

O Workshop é destinado a um público amplo incluindo, entre outros, executivos de: agências de fomento, assets, bancos comerciais, bancos de investimento e de desenvolvimento, caixas econômicas, companhias hipotecárias, corretoras e distribuidoras de títulos de valores mobiliários, empresas de fomento comercial, companhias securitizadoras, empresas de prestação de serviços, fornecedores de grandes empresas, investidores institucionais, meio acadêmico, órgãos reguladores, seguradoras e sociedades de crédito imobiliário. Especial interesse para profissionais e técnicos envolvidos nas seguintes áreas: finanças estruturadas, mercado de capitais, captação e gestão de recursos, concessão de créditos, tesouraria, gerenciamento de risco, pesquisa e jurídica. 

O PROGRAMA

1. A tecnologia da securitização aplicada aos FIDC

2. Variações de tipos e objetivos de FIDC

3. Risco, Rentabilidade e Precificação

4. FIDC e o mercado de cartão de crédito

5. Estudo de casos de destaque para o desenvolvimento do mercado

1. A tecnologia da securitização aplicada aos FIDC
O modelo de intermediação financeira proporcionado pela tecnologia da securitização. O papel do mercado de capitais no financiamento dos mais diversos ativos financeiros. Conceitos e inovações associados à tecnologia de securitização. O lastro e os diferentes tipos de reforço de crédito e de liquidez. Análise dos participantes e respectivas funções em uma operação arquetípica de FIDC. Os impactos resultantes da ICVM 531. Discussão de vantagens e desvantagens do ponto de vista do cedente da operação e captador de recursos.

2. Variações de tipos e objetivos de FIDC
Estudo dos diversos tipos e estruturas de FIDC e FIDC NP. Variações por tipo de direito creditório, de gestão, de relação entre prazos de ativo e passivo, e de finalidade como captação de recursos, gestão de caixa, financiamento de fornecedores e eficiência de factoring. Apresentação de dados variados de emissão, PL, composição de mercado e rentabilidade média.

3. Risco, Rentabilidade e Precificação
Análise dos riscos de mercado, de crédito, estrutural, jurídico e de monitoramento associados aos investimentos em cotas de FIDC. Discussão da visão das agências de classificação de risco. Considerações sobre a evolução do mercado, o estágio do mercado secundário e as carências informacionais. Avaliação da prática de mercado de precificação de cotas sênior e subordinadas. Inconsistências verificadas de metodologia de valorização.

4. FIDC e o mercado de cartão de crédito
Discussão e análise da atuação dos FIDC junto a arranjos de pagamentos de cartões de crédito.

5. Estudo de casos de destaque para o desenvolvimento do mercado
Estudo de casos práticos de operações de FIDC realizadas no mercado brasileiro que proporcionam análises de maior valor didático. Enfoque em operações sob estresse envolvendo bancos médios e multicedentes. Análise aplicada de risco e desempenho.

OS FACILITADORES

Pedro Junqueira 
Leonardo Augusto

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.uqbar.com.br/educacao/workshop-de-fundos-de-investimento-em-direitos-creditorios-fidc.jsp?utm_term=Confira+os+proximos+eventos+Uqbar%21&utm_campaign=Uqbar+Educacao+Financeira&utm_source=e-goi&utm_medium=email