Economia

Número de empresas negativadas sobe 13,96% em 4 regiões, diz SPC Brasil

Estad? Conte?do

S? Paulo - O n?mero de empresas negativadas no Brasil subiu 13,96% em abril em quatro regi?es do Pa? (Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul), segundo o Indicador de Inadimpl?cia de Pessoas Jur?icas do Servi? de Prote?o ao Cr?ito (SPC Brasil) e da Confedera?o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado, uma compara?o com o mesmo m? do ano passado, n? considera os dados do Sudeste por conta da entrada em vigor da lei estadual paulista nº 15.659, que dificulta a negativa?o de pessoas f?icas e jur?icas no Estado.

Conforme o presidente da CNDL, Hon?io Pinheiro, em nota, a crise econ?ica afetou negativamente o desempenho das empresas e a capacidade de quitar d?idas, mesmo num ambiente de cr?ito mais restrito. O avan? do n?mero de empresas listadas nos cadastros de devedores de pessoas jur?icas acelera desde janeiro de 2015, mas em mar? deste ano come?u a mostrar modera?o, embora a taxa de crescimento, tanto das d?idas como do n?mero de empresas, ainda seja elevada.

Na an?ise das regi?es, o Nordeste foi a que apresentou a maior varia?o no n?mero de empresas com o CNPJ registrado nas listas de negativados: um avan? anual de 15,58%. A regi? concentra um quinto do total de empresas negativadas. No Centro Oeste, a inadimpl?cia de pessoas jur?icas tamb? registrou forte avan?, crescendo 14,61% na compara?o entre abril e o mesmo m? do ano anterior. As regi?es Norte e Sul apresentaram varia?es menores do n?mero de devedores mas, ainda assim, em patamares expressivos: 13,55% e 11,89%, respectivamente.

J?entre as ?eas, o segmento de Servi?s, que engloba os bancos e financeiras, lidera a participa?o no total de d?idas em atraso das empresas em todas as regi?es pesquisadas, ou seja, para quem as empresas est? devendo. Nas quatro regi?es analisadas, o setor concentra mais da metade das d?idas, sendo que no Sul a parcela corresponde a 71,99% do total. O segundo maior credor em todas as regi?es analisadas ?o setor de Com?cio.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/2016/05/numero-de-empresas-negativadas-sobe-13-96-em-4-regioes-diz-spc-brasil.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+24+de+maio+de+2016