Economia

Número de novas empresas cresce 3,8% em 2016

O número de novas empresas cresceu 3,8% no 1º semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira pela Boa Vista SCPC. Em relação ao 1º trimestre de 2016, houve leve queda de 1,9%.

De acordo com a pesquisa da Boa Vista SCPC, na análise por classificação de forma jurídica, os MEIs (microempreendedores individuais) continuam com papel de destaque. Na variação interanual (1º semestre de 2016 ante 1º semestre de 2015), as MEIs aumentaram 9,7%. 

Dessa forma, os MEIs aumentaram 4,0 pontos percentuais de sua participação, totalizando 75,0% das novas empresas.
Na mesma base de comparação, as MEs (Microempresas) e as demais formas jurídicas recuaram 9,0% e 12,7%, respectivamente.

Como o registro de MEI é desburocratizado por meio da internet e com o pagamento de apenas R$ 50,00 para ter acesso a direitos previdenciários, essa figura jurídica implantada em julho de 2009 surge como a alternativa de renda para a massa de demitidos.

Pior marca

No primeiro semestre de 2016, o País perdeu 531.765 empregos, pior marca para o período da série histórica iniciada em 2002, num reflexo da deterioração do mercado de trabalho em meio à profunda recessão econômica.

Em 12 meses, a redução foi de 1.765.024 postos de trabalho, também pela série ajustada, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira.

"O Brasil que Queremos"

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) confirmou a participação do ex-presidente Lula nesta sexta-feira no primeiro dia 18ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada em São Paulo.  Lula falará no painel Fórum da Resistência - "O Brasil que Queremos", que acontecerá das 15 às 17 h.

Dirigentes sindicais bancários de todo o país, que decidirão índice de reajuste e as demais reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2016. Os bancários têm data base em setembro. O evento acontece no Hotel Holliday In, no Anhembi, um dos melhores hotéis quatro estrelas da capital.

Empresas têm até 29 de julho para entregar Escrituração Contábil Fiscal

Todas as empresas que se enquadram no lucro real, presumido ou arbitrado têm até o último dia útil de julho, próxima sexta-feira (29), para entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Aquelas que não enviarem as informações à Receita Federal do Brasil (RFB) dentro do prazo pagarão multa e ficarão impedidas de emitir certidão negativa de débitos, entre outras penalidades. 

Para orientar os empresários sobre o preenchimento da ECF, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) desenvolveu uma série de vídeos sobre o assunto. O conteúdo está disponível de forma gratuita no "Portal Árvore do Conhecimento", projeto incialmente desenvolvido para o eSocial.

http://www.dci.com.br/politica/numero-de-novas-empresas-cresce-3,8--em-2016-id563826.html