Tecnologia

Você sabe por quais motivos os documentos digitais são mais seguros?

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos — ABGD, as empresas perdem um documento a cada 12 segundos no Brasil.

Qual o motivo disso? Grande parte do mercado brasileiro ainda produz documentos em papel e utiliza todo o meio de aprovação e de assinatura de maneira física.
Isso ocorre por diversos motivos. Entre eles, a falsa sensação de segurança e de gerenciamento de documentos que podem ser tocados; o que não ocorre com arquivos eletrônicos, que são resumidos a bytes.

Há também a questão tradicional, que vem por meio da cultura onde o papel desde sempre foi um aliado das empresas.

Porém, estamos em um período de inovação tecnológica tão grande que já é possível questionar e contestar a eficiência desse método tradicional. Gerar documentos em papel não é seguro, e em relação a sua eficácia, basta pensar em um almoxarifado com milhares de documentos. Como proceder quando precisamos de um papel específico? Quanto tempo gastaríamos para isso? E o valor de mão de obra apenas para manter a organização de documentos em caixotes? Esses documentos estão sujeitos a acidentes, como incêndios e também deterioração com o tempo.

A era digital possui inúmeros benefícios, dentre eles a migração dos processos do meio físico para o digital com muita segurança. Dois bons exemplos disso são a utilização de plataformas de assinatura digital e email registrado, que permitem a formalização de documentos e envio dos mesmos aos destinatários de forma simples, ágil e confiável. Os produtos da iDtrust por exemplo são 100% digitais e seguros, possuindo a validade jurídica que um documento em papel apresenta. Com eles fica possível organizar e encontrar facilmente seus documentos, economizando tempo e mão de obra. Fazendo assim, com que sua empresa se torne mais atualizada e segura.

https://blog.idtrust.com.br/voc%C3%AA-sabe-por-quais-motivos-os-documentos-digitais-s%C3%A3o-mais-seguros-2ab9e157bc37#.bksg8y7en