Economia

Confiança do empresário volta a subir no começo de 2017, diz CNI

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou de 48 pontos em dezembro do ano passado para 50,1 pontos em janeiro de 2017, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (18). A alta aconteceu apos três meses seguidos de queda.

O levantamento, que dá origem ao indicador, foi feito entre 3 e 13 de janeiro com 2.791 empresas do país. Pela metodolodia utilizada, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário e acima deste patamar indicam empresários confiantes.

Em 50,1 pontos, portanto, o índice está praticamente sobre a linha divisória que separa confiança de falta de confiança dos empresários. O indicador também ficou 13,6 pontos acima de janeiro de 2016. Entretanto, ainda está abaixo da média histórica, que é de 54,1 pontos.

"O aumento no índice de confiança deve-se à melhora das perspectivas dos empresários. O índice de expectativas, um dos componentes do ICEI, registrou crescimento de 3,1 pontos na comparação mensal. As expectativas com relação a economia brasileira, que eram pessimistas em dezembro, tornaram-se neutras", informou a Confederação Nacional da Indústria.

Já as perspectivas com relação à empresa, outro componente do ICEI, tornaram-se mais positivas, com o índice crescendo 2,6 pontos de dezembro para janeiro deste ano.

"O índice de condições atuais, por sua vez, variou 0,5 ponto, dentro da margem de erro do índice. O índice, de 41,2 pontos, permanece abaixo da linha divisória, refletindo a continuidade de piora nas condições atuais", concluiu a CNI.

http://g1.globo.com/economia/noticia/confianca-do-empresario-volta-a-subir-no-comeco-de-2017.ghtml