Tecnologia

O Crescimento do “Cloud Computing” e sua influência no dia a dia das empresas de Factoring/FIDC

O conceito de computação em nuvem (“cloud computing”) refere-se à ideia de utilizar, em qualquer lugar e independentemente da plataforma, as mais variadas aplicações, por meio da internet, com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores/servidores/rede interna.

Já um servidor físico é um sistema ao qual são conectados vários computadores – chamados clientes. Esta ligação permite o acesso a arquivos, entre os vários dispositivos. Em geral, um conjunto de computadores, ligados em rede a outros computadores.

Na prática, o “cloud computing” usa servidores físicos que hospedam servidores virtuais que são usados para determinado serviço, oferecendo disponibilidade, sem nenhum ponto de falha; e escalabilidade – na qual o cliente escolhe a combinação de memória, poder de processamento e armazenamento de alta performance para permitir que o seu negócio funcione da forma mais eficiente possível.

Trazendo agora para a realidade do dia a dia de Factorings e FIDCS, onde a disponibilidade dos serviços é cada vez mais fundamental para a sobrevivência das empresas e aumento de sua carteira de operações, cada vez mais começa a ganhar espaço a efetivação desse modelo, em substituição ao modelo tradicional de servidores físicos.

Além disso tudo, não podemos esquecer outro dado fundamental: custos. Com o “cloud computing”, a tendência é que os custos gerais de manutenção de servidores e redes, caiam consideravelmente a médio e longo prazo. Devemos sempre colocar na balança o custo dos servidores e suas contingências, do software de sistema operacional dos servidores assim como mecanismos de proteção como antivírus e antispyware, além de outros softwares necessários aos servidores, serviços (custo de mão de obra) de manutenção de servidores e rede de acesso das estações, etc.

Uma empresa não deve pensar em evolução sem pensar em processamento de dados e atualização em sua própria tecnologia, resultando em benefícios para todas as áreas corporativas dentro dela.

Por fim, nos parece que a tendência de adesão ao “cloud computing” e o fim de servidores físicos é algo certo e quem não estiver dentro deste barco pode, futuramente, ficar muito atrás de seus concorrentes.
 
Edson Alves Junior é sócio e Gestor de TI da RGBsys Consultoria de Informática, empresa que possui mais de 20 anos de mercado dedicados a prover soluções de sistema e consultoria para Factorings e FIDCS.

http://rgbsys.blogspot.com.br/2017/06/o-crescimento-do-cloud-computing-e-sua.html?m=1