Fomento

SINFAC-SP debate com empresários do setor atual momento político e econômico do país

O SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo) promoverá no dia 29 de setembro, das 8 às 13 horas, no Teatro Raul Cortez, na sede da FECOMERCIOSP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 2º andar, Bela Vista, São Paulo, o “10º Simpósio dos Empresários de Fomento Comercial do Estado de São Paulo”.

Ao completar uma década, o evento colocará em debate o atual cenário nacional envolvendo o Poder Judiciário e as forças políticas e econômicas do país e os reflexos sobre os segmentos que a entidade representa, composto, no estado de São Paulo, por 2.155 empresas de fomento comercial e securitizadoras de crédito.

Atividade principal do setor, o fomento comercial é responsável por fomentar as micro, pequenas e médias empresas, por meio da aquisição (antecipação) de recebíveis. Essas operações ajudam a girar o caixa, comprar matéria-prima e evitar o atraso de pagamentos a colaboradores, fornecedores e à administração pública.

“Nos últimos anos, o setor de fomento comercial tem se destacado nos meios políticos, econômicos e judiciários pela crescente mobilização de empresários e entidades em torno de demandas que, no nosso entender, prejudicariam o país e a sociedade, e nosso dever é sempre discutir caminhos e soluções para os problemas nacionais”, afirma o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior, responsável pela abertura do evento.

Nesta edição, o “10º Simpósio” terá início com a concorrida palestra do jornalista e cientista político Gaudêncio Torquato, que dará um “Panorama Político e Econômico” do Brasil, analisando como as distorções do atual modelo político nacional se refletem no cotidiano das empresas e dos contribuintes. Também fará ponderações sobre as reformas estruturais que o país necessita – trabalhista, tributária e previdenciária.

Para abordar o quadro atual da área jurídica brasileira e seus efeitos nas operações de fomento comercial, o evento terá as palestras “Direito de Regresso no Fomento Comercial” e “Embargos de Divergência – Garantias do Endosso”, respectivamente com a advogada Ana Tereza Basilio, presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e com o desembargador Nelson Schaefer, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O evento contará também com um painel sobre a nota fiscal eletrônica, com o empresário e diretor do SINFAC-SP Marcio Gonçalves de Lima, diretor de crédito e relações com o mercado das empresas Euro Money, HDI Factoring, CN Factoring e Euro FIDC.

Para fechar o “10º Simpósio”, a apresentação de um dos mais requisitados palestrantes do país, o filósofo, escritor e mestre em educação Mario Sergio Cortella. Profundo conhecedor do ser humano, ele falará sobre um tema que faz parte do nosso cotidiano: “Da Oportunidade ao Êxito – Mudar é complicado? Acomodar é perecer!”, levando a todos reflexões sobre vida, trabalho, família e ética, entre outros aspectos.

Patrocinam o evento – ICheques, Ouro Preto Capital Consultoria, Tercon Asset, Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC), iDtrust, Kronoos, Linear Group, MSys, OrderBy, RGBsys, Standby, TecPay e WBA. O apoio vem de Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC), Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), Federação Brasileira de Fomento Comercial (FEBRAF), FECOMERCIOSP, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (SESCON-SP) e Portal do Fomento.

Serviço
As inscrições são limitadas. Para efetivá-las, solicita-se a doação de lenço umedecido, sabonete líquido ou lenço de papel, itens que serão destinados para a ABRACEsolidário, ONG localizada no Jardim Miriam, em Campinas.

(Redação - Agência IN)

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/vida-corporativa/sinfac-sp-debate-com-empresarios-do-setor-atual-momento-politico-e-economico-do-pais