Economia

Demanda das empresas por crédito avança 7,0% em outubro, aponta Serasa Experian

A demanda das empresas por crédito cresceu 7,0% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado (out/16). Foi o que apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mês imediatamente anterior, houve alta de 0,7% na demanda por crédito empresarial. Porém, no acumulado de janeiro a outubro de 2017, a demanda das empresas por crédito registra queda de 2,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a retomada do crescimento econômico, aliada à queda dos juros e da inflação, bem como a uma gradual recuperação dos níveis de confiança empresarial estão, aos poucos, reanimando a busca das empresas por crédito.

Em outubro, houve alta interanual de 7,5% na demanda das micro e pequenas empresas por crédito. Nas médias e grandes empresas o movimento foi que queda: reduções de 1,8% nas médias e de 3,7% nas grandes empresas.

A queda da busca empresarial por crédito nos primeiros dez meses de 2017 foi determinada pelo comportamento das médias e grandes empresas que exibiram retrações de 8,2% e de 7,5%, respectivamente. Já nas micro e pequenas empresas o recuo foi menor, de 2,7% frente ao período do janeiro a outubro de 2016.

(Redação - Investimentos e Notícias)