Fomento

Factoring + Desconto de duplicatas: O mix perfeito para a sua empresa crescer de forma saudável e sustentável

Dar o primeiro passo para abrir uma empresa e sobretudo, fazer dela a sua principal fonte de renda é um desafio que muitos empreendedores enfrentam todos os dias das suas vidas. O desconto de duplicatas a partir de uma factoring surgiu como alternativa para os empréstimos e financiamentos, formas de aquisição de crédito para empresas que se mostram pouco vantajosas a curto e médio prazo.

A seguir você vai descobrir como as duplicatas descontadas podem te ajudar a manter o seu fluxo de caixa sempre abastecido com o capital de giro necessário para tocar suas operações internas e manter seu negócio em constante crescimento. Confira!

O que é e como funciona o desconto de duplicatas

Imagine a seguinte situação: João fez uma compra a prazo de matéria prima para sua empresa de material de construção, contudo, surgiram alguns imprevistos neste meio tempo: aumento dos débitos operacionais, como contas de água, luz, impostos, além das folhas de pagamento dos funcionários recém-contratados.

Isso fez com que o fluxo de caixa da sua empresa ficasse comprometido, obrigando-o a procurar por outras fontes de crédito empresarial, como uma instituição bancária.

Contudo, existe uma alternativa mais vantajosa chamada desconto de duplicatas, no qual você antecipa seus recebíveis a partir das suas notas fiscais a prazo.

Portanto, ao invés de você precisar esperar meses para receber os recursos de uma compra a prazo, a empresa de factoring fica responsável por assumir o compromisso da dívida, enquanto libera os recebíveis para você usá-los como bem entender no seu negócio.

Vantagens do desconto de duplicatas

Dentre as vantagens que existem por trás do desconto de duplicadas e da antecipação de recebíveis com uma factoring, podemos listar quatro principais:

Juros mais baixos e burocracia reduzida

Enquanto as instituições bancárias costumam cobrar taxas de juros que variam de 8% a 9% ao mês, no caso de um empréstimo ou financiamento bancário, uma empresa de factoring opera em um cenário completamente diferente.

Como forma atrair micro e pequenos empreendedores que estão justamente em busca de melhores condições para ter capital de giro, a sociedade de fomento mercantil factoring aposta em percentuais que giram em torno de 4,5% ao mês.

Outra vantagem que pode ser percebida diz respeito a simplificação de processos, sempre com o objetivo de tornar a experiência tanto do desconto de duplicatas quanto da antecipação de recebíveis mais simples e descomplicada possível.

Capital de giro sempre a mão

A partir do momento em que seus recebíveis são antecipados pelo desconto de duplicatas, automaticamente você tem acesso ao capital de giro para cumprir com seus débitos operacionais, adquirir matéria prima para tocar seu negócio e também manter as folhas de pagamentos dos seus funcionários em dia.

Se a sua empresa faz compras e vendas a prazo, ela se torna extremamente dependente do capital de giro para manter seu relacionamento com clientes e fornecedores mais saudável.

Caso haja a falta desse recurso, maiores se tornam as chances de contratos serem cancelados e, consequentemente, a empresa fique com as finanças comprometidas.

Fluxo de caixa abastecido

Todos os recursos que entram e saem do caixa empresarial são extremamente importantes para manter o negócio operante o tempo todo. Por isso, caso ele fique esgotado, aumentam as chances do seu fluxo de caixa ficar comprometido e você entrar no vermelho.

Além de evitar que o caixa feche no vazio, o capital de giro proporcionado pelo desconto de duplicatas também te ajuda a reequilibrar suas finanças empresariais.

Negociação mais equilibrada com fornecedores

De um lado, temos os fornecedores, impacientes com a demora do pagamento dos insumos e matéria-prima vendida recentemente para o empresário, de outro, está o empreendedor, que se vê sem recursos para honrar com seus compromissos.

Apesar de ser uma situação bem crítica, é possível contorná-la com o desconto de duplicatas e a antecipação de recebíveis, ambas indicadas para ter capital de giro de forma mais facilitada.

Agora, você tem os recursos que precisa para negociar prazos mais longos e menos apertados com seus fornecedores, assumindo novamente o controle e resgatando a confiança e parceira que havia antes.

https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/factoring-desconto-de-duplicatas-o-mix-perfeito-para-a-sua-empresa-crescer-de-forma-saudavel-e-sustentavel/