Fomento

Sinfac-SP participa de plenário no Fórum Permanente das MPES e EPPS

Representado pelo 2º vice-presidente Marcos Libanore Caldeira (Aquitânia Fomento Mercantil), o Sindicato se fez presente na 1ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, realizada no dia 26 de abril, em Brasília.

Coordenado pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o encontro levou empresários e dirigentes sindicais a refletir sobre a regionalização do crédito e a aprovação urgente da Empresa Simples de Crédito (ESC), proposta em tramitação no Congresso Nacional e defendida amplamente pelo SINFAC-SP.

“Nosso setor está unido em busca da aprovação da ESC porque ela dará um novo gás para as atividades empresariais, proporcionando uma ótima alternativa ao crédito bancário, atualmente inviável pelas elevadas taxas de juros praticadas no mercado tradicional”, afirmou o Libanore.

Este foi o ponto fundamental salientando por Afif, ao justificar que o sistema financeiro nacional é o maior fator de concentração de renda e por isso precisa ser mudado. “A regionalização do credito é fundamental, pois o atual modelo está concentrado em megaempresas e é subtraído da maioria dos pequenos. Temos que acabar com a concentração do crédito. No Brasil apenas cinco bancos comandam a política de crédito, enquanto nos Estados Unidos são 6 mil bancos”, argumentou.

Durante o evento, o presidente do Sebrae lembrou recentes avanços conquistados pelos pequenos negócios, como a derrubada do veto presidencial ao Refis para as MPEs. “Quando o grande deixa de pagar imposto está passando por um momento de dificuldade, mas quando o pequeno deixa é porque é mal pagador”, ressaltou. “No Brasil, infelizmente não temos política de desenvolvimento econômico, nos reduzimos a fazer política financeira, arrecadatória a qualquer custo. Não quero atacar o sistema, mas o sistema nos ataca”.

Para o secretário especial da micro e pequena empresa (SEMPE/MDIC), José Ricardo de Freitas Martins da Veiga, a plenária busca entender as necessidades e anseios do setor, além de colaborar na construção das políticas públicas, provocando melhorias no ambiente de negócios da MPE. “Com essa união, esse engajamento, vamos deixar as dificuldades para trás e a micro e pequena empresa brasileira vai brilhar cada vez mais não apenas no Brasil, mas em todo mundo”, afirmou.

Fontes: Reperkut e SEBRAE

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-participa-de-plenaria-do-forum-permanente-das-mpes-e-epps