Fomento

Curso “Capacitação e Atualização de Gestores de Empresas de Fomento Comercial”

Mais uma capacitação promovida pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial - Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC RS) aconteceu no dia 13 de junho, das 9 às 18 horas, em Porto Alegre, e como de costume com a sala lotada. O Curso “Capacitação e Atualização de Gestores de Empresas de Fomento Comercial”, ministrado pelo Consultor de Empresas de Factoring, FIDC e Securitização, Advogado Especialista na Prevenção de Riscos e Professor da Academia de Crédito Serasa Experian, Dr. Ernani Desbesel, abordou temáticas como a gestão atual, alternativas, competição, equipe, processos, riscos e resultados.

O Diretor Sindical, Gilberto Bavaresco, realizou a abertura do evento agradecendo a presença de todos e desejou que o dia fosse muito produtivo. Em seguida, passou a palavra ao Professor, que também agradeceu a presença dos empresários em seu curso. “O sucesso da aula é quando falamos sobre aquilo que vemos e vivenciamos. Muitos não sabem, mas também tive uma empresa de Factoring de 2002 até 2007. Depois disso resolvi me dedicar à consultoria apenas. O meu trabalho se desenvolveu mais em São Paulo do que aqui no Rio Grande do Sul”, contou.

Voltando para o tempo em que ele tinha Factoring, Dr. Desbesel declarou que “o nosso setor, o nosso negócio, por mais que a gente estude, por mais que a gente aprenda, tenha a experiência de tantos anos, a gente tem a experiência da nossa casa, do nosso negócio e, às vezes, eventos como esse daqui nos ajudam bastante. A oportunidade que eu tenho de entrar em várias empresas, trabalhando e eventualmente apenas visitando e hoje posso declarar já atuei em 49 empresas do setor e em algumas continuo atuando. Além disso, entrei em mais de mil empresas no país todo. A riqueza está em você entender que cada gestor tem o seu jeito, cada volume de dinheiro é um jeito diferente de fazer negócio e cada região tem as suas peculiaridades”.

O curso teve a participação intensa dos empresários, trocando experiências e situações pontuais com o Consultor, que respondeu todos os questionamentos, dando uma mini consultoria durante a aula. Salientou em diversos momentos que ficaria o tempo necessário até responder as dúvidas de todos os presentes. Segundo ele, “o sucesso da sua atividade está ligado à capacidade de competir”.

Falando sobre a gestão do negócio, afirmou que “o primeiro erro é achar que somos uma financeira. Nós somos da área comercial. Vendemos dinheiro como qualquer loja vende roupas ou outros produtos. Quando eu penso comercialmente, eu consigo resolver os problemas. Se eu pensar financeiramente, eu não sei se consigo. Vender dinheiro é uma arte”. 

Dr. Desbesel assegurou que não é possível fazer processos sem pessoas. Uma empresa necessita de equilíbrio e para trabalhar no setor não basta ser bom, tem que ser muito bom, no mínimo. É fundamental compreender, de acordo com ele, que a equipe faz toda a diferença. O gestor precisa ter a percepção que um bom profissional se paga tranquilamente. “O gestor é aquele que sabe, é aquele que ensina e não aquele que está aí para aprender. Muitas vezes, o detalhe é o que decide uma situação, um negócio”, finalizou.

Depoimentos

“Apesar de já estarmos há alguns anos neste segmento, ou pouco tempo para alguns de nós, sempre é muito importante, válido e necessário as novidades, as atualizações e toda a informação que contribua para a melhoria das empresas do nosso setor. E assim nosso prestigiado SINFAC RS, de muitas maneiras, tem trazido aos seus associados, gestores e a todos os colaboradores das empresas filiadas, avanços para o segmento e, neste contexto, tem disponibilizado excelentes cursos de capacitação, convidando sempre ótimos e preparados profissionais das áreas que abrangem o nosso setor.  E não foi diferente no último dia 13/06 quando diversos empresários do nosso setor tiveram a oportunidade de ouvir o prestigiado Professor Ernani Desbesel, ministrando o Curso de Capacitação e Atualização de Gestores de Empresas de Fomento Comercial, Securitizadoras e FIDCs. O curso para mim foi de grande valia, por todos os temas abordados na oportunidade, pois, além de revisar conteúdos conhecidos, importantes e necessários, tivemos novas informações e orientação de como melhorar a nossa gestão no atual cenário econômico e político que vivemos. Tenho a plena certeza que essas informações irão contribuir para melhorias e crescimento da DSX e também de muitas outras empresas do nosso segmento. Grato pela oportunidade e fica aqui o meu desejo de sucesso a todos os Gestores e todos os colaboradores de todas as empresas do Setor e também ao SINFAC RS”. 
Gilberto Danieli, Diretor da DSX Securitizadora S/A, de Canoas-RS

“O curso foi ótimo! É sempre bom aprender e relembrar conceitos. Sem falar nas dicas e na troca de experiências com os colegas. O Ernani tem muita experiência no nosso mercado e isso sempre agrega. O foco do curso foi na gestão, e fazia muito tempo que o SINFAC RS não fazia um curso voltado aos gestores”. 
Ana Paula Felini Marchiori, Diretora da Realeasy Fomento Comercial Ltda., de Caxias do Sul-RS

http://sinfacrs.com.br/info/2018/32/2018-32-gestores.html