Economia

Cai a confiança dos donos de pequenos negócios na economia

Pesquisa do Sebrae mostra que diminuiu de 49% para 31% o percentual de empresários que acreditam na melhoria do mercado brasileiro

O cenário de incertezas proporcionado pela proximidade das eleições e a greve dos caminhoneiros impactaram diretamente a confiança dos donos de micro e pequenas empresas na economia brasileira. Sondagem Conjuntural do Sebrae, realizada trimestralmente, revelou a queda do percentual de empresários que acreditavam em uma melhora da economia nos próximos 12 meses. Em março, 49,2% apostavam em recuperação para o período futuro. Em junho, o índice de empreendedores otimistas com o rumo do país caiu para 31,4%, interrompendo uma sequência de crescimento observada ao longo da série, iniciada há um ano. A pesquisa foi feita entre 21 e 25 de maio de 2018 com 2.992 empresários.

Apesar do pessimismo dos empresários com a economia, não há grande perspectiva de demissões. Cerca de 47% devem manter o quadro de funcionários nos próximos 12 meses, mas caiu o percentual dos que pretendem contratar, de 26%, em março de 2018, para 17,6%, neste mês de junho.

“O empresário à frente de um pequeno negócio é otimista por natureza, mas não fica alheio aos acontecimentos do país. E percebemos que a paralisação dos caminhoneiros afetou todas as esferas de negócios, mesmo que não diretamente, mas influenciou com incertezas em relação ao futuro. O fundamental é verificar que os empregos devem ser mantidos, reforçando o papel da micro e pequena empresa como a principal empregadora do país, mesmo em momentos de crise”, avalia a diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae, Heloisa Menezes.

Confira abaixo os principais resultados da pesquisa ou clique aqui para ter acesso à íntegra:

- A economia vai piorar para 30,9%, permanecer como está para 33,2%, melhorar para 31,4%

- O faturamento da empresa vai: piorar para 21,5%, permanecer como está para 40,1% e melhorar para 36,6%

- Os empresários mais pessimistas em relação ao futuro estão na região Nordeste, com 37,3%

- O setor mais pessimista é o de Serviços, com 34,8%, seguido pelo Comércio, com 29,1%

- Quase metade dos empresários (47,5%) não pretende contratar nem demitir funcionários nos próximos 12 meses e o percentual dos que pretendem contratar caiu de 26% (março/2018) para 17,6% (junho/2018).

- O percentual de empresários otimistas quanto às expectativas para suas empresas, de modo geral, também mostrou redução, mas essa queda foi proporcionalmente menor, em relação às observadas para a economia e para o faturamento da empresa, caindo de 56,2% (março/2018) para 47,1% (junho/2018).

https://www.segs.com.br/mais/economia/121103-cai-a-confianca-dos-donos-de-pequenos-negocios-na-economia