Economia

Procura por crédito revela tendência ao empreendedorismo

Levantamento anual realizado pela FinanZero, empresa especializada em intermediar empréstimos junto a instituições financeiras, mostra que 13% dos que entraram em contato com a fintech destinariam o dinheiro ao investimento de seu negócio.

A pesquisa abrange o período de novembro de 2017 à março de 2018, feita com base de mais de 40 mil pessoas de todo o Brasil, e mostra, pela primeira vez, uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, ocupando, o segundo lugar do ranking. “É muito interessante observar que esses brasileiros estão mesmo interessados em abrir seu próprio negócio e investir em algo que complemente ou gere uma renda. Acredito que isso se dá também pela alta taxa de desemprego que acaba impulsionando os empreendedores”, avalia José Daniel Mauricio Júnior, analista de marketing, da FinanZero lembrando também que grande parte dos brasileiros que buscam por empréstimos online ocupam cargos de autônomos.

“No nosso estudo 32% se declaram autônomos, o que acaba mostrando sim uma predisposição dos brasileiros, mais especificamente das brasileiras, pois elas são a maioria do estudo (51%) em destinar seu dinheiro a algo produtivo.”O pagamento de outras dívidas ainda está no topo do ranking apresentando um índice de 46% na pesquisa.

E estas dívidas são, principalmente, as de cartão de crédito e cheque especial, que apesar da taxa de juros ter tido uma queda, ainda é muito alta: 271,4% ao ano para cartões de crédito e 303,2% ao ano para o cheque especial.

“Nosso levantamento reforça a preocupação dos brasileiros com a negativação do nome no mercado, buscando por empréstimos com taxas mais acessíveis justamente para quitar dívidas de altas taxas de juros, como as do cartão de crédito e do cheque especial”, afirma o analista, em nota.

“Uma vez que a negativação também dificulta e muito a busca por empréstimos, pois grande parte de nossos parceiros financeiros não disponibilizam crédito a estes consumidores”, aponta Júnior.

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/procura-por-credito-revela-tendencia-ao-empreendedorismo-dci