Economia

ANEFAC: Taxas de juros das operações de crédito voltam a cair pela 8ª vez consecutiva

A tendência é que essa redução acontecerá ainda nos próximos meses

Pela oitava vez consecutiva as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em outubro de 2018, isso acontece após o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião do COPOM. Para os próximos meses de acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor de estudos e pesquisas da ANEFAC, a tendência é que as taxas de juros continuem sendo reduzidas. 

“Isso se deve a melhora do cenário econômico com menor risco de crédito e o fato das atuais taxas de juros das operações de crédito estarem elevadas, mas frente ás incertezas econômicas que vem pressionando a cotação do dólar bem como fatores externos notadamente o quadro econômico em algumas economias emergentes (Argentina, Turquia e África do Sul) bem como o fato do Banco Central ter sinalizado com elevação da taxa básica de juros frente a todos estes cenários existe igualmente o risco das taxas de juros voltarem a ser elevadas nos próximos meses”, explica Oliveira.

Oliveira aponta que estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo:

. Melhora do cenário econômico com crescimento da economia o que reduz o risco da inadimplência.

. Taxas de juros e spreads em patamares elevados possibilitando redução das mesmas mesmo com a manutenção da SELIC.

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,05 ponto percentual no mês (2,25 pontos percentuais no ano) correspondente a uma redução de 0,72% no mês (1,82% em doze meses) passando a mesma de 6,91% ao mês (123,96% ao ano) em setembro/2018 para 6,86% ao mês (121,71% ao ano) em outubro/2018 sendo esta a menor taxa de juros desde abril/2015.

Pessoa Jurídica

Das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,04 ponto percentual no mês (0,71 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,09% no mês (1,31% em doze meses) passando a mesma de 3,68% ao mês (54,29% ao ano) em setembro/2018 para 3,64% ao mês (53,58% ao ano) em outubro/2018, sendo esta a menor taxa de juros desde dezembro/2014. 

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a outubro/2018) uma redução da Selic de 0,75 ponto percentual (redução de 10,34%) de 7,25% ao ano em março/2013 para 6,50% ao ano em outubro/2018. 

Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 33,74 pontos percentuais (elevação de 38,35%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 121,71% ao ano em outubro/2018.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 10,00 pontos percentuais (elevação de 23,95%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 53,58% ao ano em outubro/2018. 

Sobre a ANEFAC 

Criada há 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) – entidade de classe sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de transparência nas demonstrações financeiras tanto nas empresas privadas como nas públicas.

A ANEFAC promove palestras, fóruns, reuniões técnicas, conferências, treinamentos e networking entre executivos, além de produzir publicações e pesquisas. 

Acompanhando as mudanças que impactam as empresas brasileiras e a sociedade em geral, a ANEFAC mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. 

Promove a atualização dos executivos e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País.

A ANEFAC tem sede em São Paulo e atua nacionalmente com regionais estabelecidas em: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Salvador.

Desde novembro de 1968, a entidade contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País. www.anefac.org.br

https://www.segs.com.br/mais/economia/143611-anefac-taxas-de-juros-das-operacoes-de-credito-voltam-a-cair-pela-8-vez-consecutiva