Fomento

Fintech moderniza mercado de fomento mercantil

Atender pequenas e médais empresas com dificuldades para obter capital de giro no sistema bancário. É o desafio a que se lançaram o admninistrador de empresas Elber Fabrício Laranja e o estatístico e analista Thiago Chiliatto com a criação, em julho de 2016, da Antecipa Fácil, fintech sediada em Campinas (SP) que facilita o acesso ao crédito às empresas desassistidas pelos bancos por meio de um modelo de antecipação do pagamento de notas fiscais relativas à venda de produtos ou serviços a prazo. Em janeiro de 2018, a iniciativa completa um ano de operação com resultados animadores.

A experiência do Thiago Chiliato, em mais de 15 anos no sistema bancário, e a visão de Elber Laranja, empreendedor e consultor financeiro, se complementaram para derrotar a máxima vigente no mercado financeiro de que "só se dá prata a quem tem ouro" . Ou seja, obter crédito em um país com uma das mais altas concentrações bancárias do mundo é uma verdadeira 'via crucis', dificultando o crescimenro e a sobrevivência das empresas, que dependem diretamente da sua capacidade de gestão do seu capital de giro.

Em muitos casos, precisam recorrer a financiamentos para honrar seus compromissos com manutenção e salários de funcionários. Mas, de saída, os empreendedores encontram nos bancos entraves de toda ordem, como a exigência de garantias reais, passando por corte da linha de crédito do banco e algum apontamento restritivo nos cadastros de proteção ao crédito.

Segundo a assessoria da Antecipa Fácil, desde o início da operação, a fintech já alcançou a marca de ter movimentado mais de R$ 12 milhões em notas fiscais em um portfólio de 72 pequenas e médias empresas de todo o Brasil e 40 financiadores.

“Esse expressivo crescimento baseia-se na forma precisa como a fintech tem resolvido a questão da busca de capital de giro dos seus usuários, principalmente daquelas pequenas empresas que vendem para outras de grande porte”, avalia Elber Laranja. .

Leilão digital

O negócio da Antecipa Fácil é baseado no conceito de leilão digital de recebíveis. Então, a empresa coloca seus títulos na plataforma para receber oferta de deságio por parte de inúmeros compradores de todo o Brasil. A Antecipa Fácil faz as checagens e a validação de crédito e disponibiliza para os compradores, que dão lances nos títulos. O empresário visualiza as melhores ofertas de Fator de Deságio e a qualquer momento pode finalizar a operação. A Antecipa Fácil emite os contratos de cessão assinados digitalmente, repassa os dados bancários para o comprador fazer a TED para o cedente e emitir o boleto para o sacado. Assim o dinheiro está na conta.

Por meio de cadastro na plataforma da emopresa das notas fiscais com os valores a serem recebidos no futuro, o sistema também tem se tornado um importante aliado no combate às notas frias. Isso porque, para a nota fiscal estar apta para receber lances dos financiadores, é preciso passar por um criterioso processo de triagem que incluem etapas de avaliação dos documentos dos sócios e da empresa até evidências de que eles trabalham nela. Resultado: semanalmente a fintech registra um crescimento de 10% em valores de notas fiscais leiloadas na plataforma.

“Nós conseguimos atingir estes números porque nos tornamos um canal de papéis qualificados e inibidor de fraudes por trabalharmos com conceito de comunidade de financiadores para as avaliações internas sobre os títulos. Ou seja, a plataforma não é para qualquer um, mas é para todo e qualquer empresário que comprove que a nota fiscal é verdadeira”, detalha o sócio Thiago Chiliatto.

Depósito em conta corrente

Durante o primeiro ano de operação, a fintech também inovou com serviço inédito no mercado de fomento mercantil com a antecipação do recebível direto em depósito em conta corrente.

“Até hoje, uma empresa que precisa antecipar um recebimento necessariamente tem que enviar um boleto bancário para o seu cliente, o que inviabiliza essa operação, sobretudo se o pagador for uma grande empresa. Na Antecipa Fácil, temos uma modalidade exclusiva de antecipação de recebíveis para aquela empresas que só recebem por meio de uma TED na sua conta, chamamos esse produto de Conta Consignada para Empresas”, conta Elber Laranja.

Segundo o empreendedor, a fintech está passando por uma rodada de investimento com o aporte de uma aceleradora, um fundo de investimento e de uma empresa de tecnologia com valor de mercado superior a de R$ 10 milhões, que devem ser investidos na atração de novos clientes e melhorando a experiência dos usuários na plataforma.

Sobre a Antecipa Fácil

A fintech Antecipa Fácil nasceu em Campinas (SP) em 2016 com a proposta de facilitar o acesso ao crédito aos empresarios de pequeno e médio empreendimento que precisam honrar os seus compromissos.Desde a sua fundação, a Antecipa Fácil ficou entre as 12 melhores startups do Brasil do programa de aceleração InovAtiva, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae (Serviço Brasieiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também foi premiada no programa InovaCampinas.

https://www.dci.com.br/colunistas/direto-de-brasilia/fintech-moderniza-mercado-de-fomento-mercantil-1.773936