Economia

Interesse por crédito com garantia aumenta

Os microempreendedores individuais (MEIs) terão uma maior demanda por créditos com garantias de imóveis em 2019. Com taxas baixas e prazos alongados, a expectativa é que a melhora econômica dê fôlego a esses empréstimos.

O movimento, inclusive, já é visto entre as fintechs especializadas no nicho que, em 2018, sentiram um crescimento até cinco vezes maior do que o observado em 2017.

De acordo com a CEO da Bcredi, Maria Teresa Fornea, apesar da procura pelo produto ser generalizada , as taxas consideradas atrativas da linha acabam tendo forte apelo no segmento.

“Cerca de 70% da nossa carteira são de pequenos empresários e as taxas de inadimplência são muito baixas. A expectativa é de que a nossa originação quase quadruplique neste ano”, explica.

Para o diretor executivo da Novi Soluções Financeiras, Luiz Pedro Albornoz, ainda que o grupo de “consolidadores” seja a maioria, a confiança dos empresários tem crescido e deve avançar a busca por recursos para investimento.

Segundo os últimos dados do Banco Central, por exemplo, as concessões voltadas para consolidação de dívidas alcançou R$ 2,429 bilhões em novembro último, uma alta de 21,1% frente ao mesmo mês de 2017 (R$ 2,005 bilhões).

“Mas a confiança sobe e acreditamos que os microempreendedores individuais sejam a melhor participação do negócio”, diz Albornoz.

O apelo, nesse sentido, seria as taxas oferecidas pela modalidade, bem como os prazos mais alongados. A média entre as fintechs do setor é de juros de 1,15% ao mês, com prazos que chegam até 15 anos.

“Há vários concorrentes, entre fintechs e bancos menores, que apostam na modalidade, tornando o produto ainda mais atrativo”, avalia a superintendente de produtos do Sofisa Direto, Fabiana Arruda.

“A taxa de conversão é natural. Não apenas há mais pessoas querendo tomar crédito, como há mais investidores dispostos a participar do funding. As expectativas são ótimas”, conclui o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Creditas, Fabio Zveibil.

Fonte: Isabela Bolzani, do DCI

http://www.fintechspress.com/18-destaques/1428-interesse-por-credito-com-garantia-aumenta?utm_source=Mailee&utm_medium=email&utm_campaign=PagSeguro+quer+dar+cr%C3%A9dito+a+pequeno+lojista+sem+limita%C3%A7%C3%A3o+de+juro&utm_term=&utm_content=PagSeguro+quer+dar+cr%C3%A9dito+a+pequeno+lojista+sem+limita%C3%A7%C3%A3o+de+juro