Fomento

SINFAC se destaca em palestra sobre Empresa Simples de Crédito no Sebrae

A todo vapor antes e após a sanção presidencial, em 24 de abril, da lei que criou a ESC (LC nº 167/2019), o SINFAC-SP mais uma vez teve reconhecido o seu papel como um dos protagonistas dessa vitória do setor, ao participar de seminário promovido no último dia 14 de maio, em Brasília, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“O SINFAC-SP trabalhou duro por anos para a aprovação da Empresa Simples de Crédito, que trará para o nosso setor um novo estímulo aos negócios. Nossa entidade sempre se fará presente em todas as iniciativas, como esta, que forem voltadas a esclarecer ao mercado os detalhes sobre a ESC”, afirmou o presidente da entidade, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), lembrando que em breve as ESCs farão parte da base representada pelo Sindicato.

O seminário teve como objetivo esclarecer empresários e entidades sobre a constituição e o funcionamento desse novo modelo de empresa que concederá empréstimos aos pequenos negócios. A ESC vai promover a circulação de recursos pelas diversas regiões do país, além de possibilitar a redução dos juros e aumentar a competição com os bancos. No encontro, especialistas esclareceram dúvidas a respeito.

“Estamos iniciando a caminhada de uma medida que vai fazer com que os recursos circulem por todas as regiões, proporcionando um ambiente de conforto para os pequenos negócios”, afirmou em seu discurso o anfitrião do evento, o presidente do SEBRAE, Carlos Melles, reforçando que a ESC também vai ajudar a gerar empregos e aumentar a produtividade.

Convidado pelo SEBRAE, um dos palestrantes do dia, o advogado da Neves & Advogados Associados e consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, argumentou que as ESCs precisam ter tratamento diferenciado, pois são destinadas a oferecer crédito exclusivamente às micro e pequenas empresas, segmento que não é satisfatoriamente atendido pelos bancos.

Este é um momento que temos para enfrentar a crise”, enfatizou Fuchs, que orientou o público, formado por empresários e dirigentes de entidades ligadas ao setor de fomento, como constituir uma Empresa Simples de Crédito. O advogado ainda enumerou os itens da lei de criação da ESC que não são permitidos, como a captação de recursos para as operações e a aplicação de tarifas.

O setor também foi representado pelo presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite. “Temos muito a oferecer com a ESC, pois estamos aproximando quem tem recursos daqueles que precisam”, disse. “Essas empresas são parte de um projeto que deu certo para auxiliar as micro e pequenas empresas e é uma atividade complementar ao fomento comercial”, explicou.

O evento recebeu ainda o secretário especial adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet; o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria de Governo Digital, André Santa Cruz Ramos; e o gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional, Ronaldo Pozza.

Reunião

Após o evento no SEBRAE, o presidente Hamilton e o consultor Alexandre Fuchs tiveram uma reunião, na Casa Civil, com o deputado federal Vinicius Poit, oportunidade em que conversaram sobre as possibilidades de apoio para ESCs e fintechs.

O encontro foi solicitado pela Secretaria Especial da Casa Civil para a Câmara dos Deputados.

Assista aqui à íntegra do evento do SEBRAE.

Fontes: Reperkut e Agência SEBRAE de Notícias
Fotos: Charles Damasceno (SEBRAE)

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-se-destaca-em-palestra-sobre-empresa-simples-de-credito-no-sebrae