Fomento

Sinfac-SP celebra 28 anos de fundação

Embora o clima informal tenha dado o tom do happy hour que comemorou o 28º aniversário do Sindicato, no último dia 4 de outubro, no restaurante Corrientes 348, foram os temas debatidos – CPI do ISS do município de São Paulo, reforma tributária (PECs 45 e 110) e parceria com a Central de Recebíveis (CERC) – que mais uma vez mostraram a importância da atuação da entidade.

Comandado pelo presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), o evento reuniu diretores, empresários associados e representantes de entidades coirmãs.

Hamilton relembrou detalhes da CPI do ISS, iniciada em 15 de março de 2018, que trata de suposta sonegação fiscal de segmentos como leasing, franquia e factoring. O dirigente reforçou que, após convocação do SINFAC-SP e do depoimento dado aos vereadores, em 7 de julho do ano passado, negou-se a entregar nomes e detalhes das empresas associadas.

O presidente lembrou que a CPI realizou nove sessões depois e acabou sendo interrompida após a ANFAC ter entrado com uma liminar. Entretanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito retornou em 21 de fevereiro deste ano, quando o Tribunal de Contas do Município cassou a liminar.

“Hoje este processo tem 45 volumes e 10 mil páginas e está prestes a ser concluído. A CPI entende que a factoring deve ISS em toda a operação. Nós apresentamos a eles inclusive entendimento do Supremo Tribunal Federal dando conta de que o ISS é calculado sobre o ad valorem”, explicou o presidente.

Durante o evento, o dirigente ainda abordou o mais recente trabalho desenvolvido pelo SINFAC-SP, as emendas emplacadas na PEC 45 (Câmara) e PEC 110 (Senado), a fim de evitar que o setor tenha uma carga tributária que inviabilize as operações.

Por fim, Hamilton explicou aos convidados como a parceria com a CERC irá beneficiar o setor, uma vez que esta empresa atua com o registro de duplicatas, processo que dá mais segurança nas operações.

“Estamos agora em contato com software houses parceiras para que façam as adaptações necessárias para esta ferramenta. O Sindicato é o agente comercial da CERC, viabilizando o acesso do setor”, afirmou.

O presidente do SINFAC-SP também abordou alguns aspectos positivos de ferramentas oferecidas pela CERC, como monitoramento da NF eletrônica e verificação da validade do XML da nota, e monitoramento do conhecimento de transporte, informações imprescindíveis para os negócios.

“Foi uma reunião muito produtiva e conseguimos transmitir os principais temas que preocupam a nossa classe. Mostramos que o sindicato está trabalhando para resolver todas as demandas, muitas das quais podem comprometer o ambiente de negócios do setor”, frisou.

Além disso, emendou Hamilton, o SINFAC-SP está de parabéns pelos seus 28 anos de vida, historicamente uma entidade bastante atuante que, nessas quase três décadas, conquistou o respeito de todos.

“A partir do nosso trabalho, continuamos construindo um grande legado para todas as empresas. O nosso Sindicato está obtendo muitas vitórias, colaborando para a perenização das empresas do setor”, celebrou.

O 1º vice-presidente do Sindicato, Marcus Jair Garutti (Iguassu Fomento Mercantil), que dirigiu a entidade entre 2007 e 2009, lembrou dos primórdios das atividades, quando os recursos eram escassos. Também salientou a importância da obtenção da carta-patente, em fevereiro de 2009

“Hoje temos toda essa representação, reconhecimento dos três poderes, realizamos eventos, realizamos parcerias e até conquistamos legislações como a Lei da Empresa Simples de Crédito”, enfatizou.

Percepções

Figura frequente em eventos nos quais representa o SINFAC-SP, o diretor Alessandro Azzoni (Opzione Fomento Mercantil) disse que o Sindicato tem uma força muito grande em face dos problemas que setor de fomento enfrenta, não importando se é uma securitizadora, factoring, FIDC ou ESC.

“A questão da formação dos profissionais é muito patente na entidade, visto a qualidade dos cursos e eventos. Isto demonstra a nossa forma de, mesmo sem a obrigatoriedade da contribuição sindical, continuar sendo fortes e seguindo em frente com toda essa engrenagem”, ressaltou.

Para o conselheiro fiscal Augusto Sabadin (Investor FIDC New Progress), cuja empresa, hoje aos 23 anos, já nasceu sindicalizada, o SINFAC-SP representa muito bem o setor em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal.

“O Sindicato tem um lado político muito forte, que se sobressai, a exemplo da força que mostra ao lidar com a Receita Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado”, comentou.

Gerente de risco de crédito da Primer Capital, Allyne Atamancsuk entende que o Sindicato tem, ao longo do tempo, ajudado as empresas a conhecer novos produtos, que geralmente ajudam no controle de risco.

“A entidade sempre se mostrou muito preocupada com as empresas de fomento comercial, atuando para melhorar as condições do mercado, porque sabe que é muito difícil operar no Brasil”, afirmou.

Para Henrique Milagres, que em sociedade com o pai dirige a RR Factoring, de Guarulhos, a ideia é participar mais dos eventos promovidos pela entidade.

“O SINFAC-SP tem sido muito atuante e ajuda muito o setor, inclusive buscando parceiros para favorecer as empresas. Tem atuado muito bem nas questões ligadas à reforma tributária para evitar uma majoração nas nossas operações”, salientou.

Sócio da Colônia Factoring, sediada na Vila Mariana, Orlando Moreira reconheceu a força da entidade nas demandas que preocupam o setor. “Me sinto muito representado, porque o Sindicato é coeso e está preparado para interagir com as autoridades em nosso favor”, enfatizou.

Parceiro que há quase dez anos caminha lado a lado com o SINFAC-SP, o presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE), João Diniz, deixou claro que a entidade é uma das mais organizadas que conhece.

“O presidente Hamilton é uma pessoa que conhece profundamente o mercado e sabe dissertar sobre todas as demandas hoje em desenvolvimento, marcando presença, por exemplo, em Brasília. Parabéns pelos 28 anos, em especial pela condução positiva dos temas mais relevantes”, disse.

Fonte Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-celebra-28-anos-de-fundacao