Economia

Banco atrai cliente e depois sobe juro

Um estudo feito por três economistas do Banco Central mostra que os bancos privados adotam a estratégia de primeiro cortar os juros dos empréstimos para seduzir novos clientes e, logo depois, subir as taxas a percentuais ainda maiores para extraírem lucros excessivos.

Eles examinaram 13 milhões de operações da base de dados do BC e constataram que, para atrair novos clientes empresariais, os bancos privados oferecem um spread bancário 0,32 ponto percentual menor do que os concorrentes. Mas, no sexto empréstimo, os bancos já cobram um spread 0,5 ponto maior; e, na 15ª operação, 1 ponto mais alto. A estratégia - conhecida como “atraia e extraia rendas” - afeta mais as microempresas. Elas pagam spread 1,5 ponto maior na quarta operação. A partir da 18ª, o sobrepreço é ao menos 4,5 ponto.

Os empresários não têm muita alternativa para fugir dos custos. Ao migrarem a outro banco com quem já tiveram relacionamento, pagam spreads 0,15 ponto maiores. Essa é uma evidência, segundo os pesquisadores, de que os bancos exercem poder de mercado sobre os clientes porque têm acesso a informações exclusivas sobre eles.

Nos bancos públicos, ocorre algo diferente: os spreads são menores não apenas no primeiro empréstimo, mas também nos subsequentes. São 2 pontos percentuais mais baratos na 20ª operação. A partir da 38ª, as instituições oficiais retiram um pouco do ganho concedido aos clientes, mas os custos seguem abaixo da primeira operação.

O estudo é de autoria dos economistas do BC José Renato Haas Ornelas, Marcos Soares da Silva e Bernardus Van Doornik. Como de costume, foi publicado com a ressalva de que não reflete necessariamente a visão da autoridade monetária. Apesar disso, as conclusões dão suporte à agenda do BC para ampliar a concorrência bancária. Comprovam a tese de que a abertura de informações dos clientes por meio do chamado “open banking” poderá contribuir para derrubar os spreads.

“As iniciativas de open banking podem fazer as informações mantidas por bancos incumbentes fluírem para outras instituições financeiras, de forma que as empresas poderão obter taxas de juros mais favoráveis”, dizem os economistas, no estudo. O open banking vai abrir a bancos menores e fintechs o acesso a informações da base de dados dos grandes bancos de varejo (com a autorização dos clientes) para ofertar produtos financeiros.

O estudo resolve uma controvérsia teórica entre os especialistas. Nem todos concordam com a tese de que o compartilhamento de informações poderá ser benéfico para os clientes. Alguns acham que a exigência poderá levar a uma restrição de crédito.

Há uma corrente teórica que diz que, ao terem acesso exclusivo de informações, os bancos acumulam poder de mercado que permite extrair lucros mais altos. Por isso, defendem que a abertura de informações vai baixar custos e ampliar a oferta de crédito.

A outra corrente diz que, para o mercado de crédito funcionar, os bancos devem ter algum poder de mercado. Isso porque, segundo essa tese, eles primeiro fazem um investimento acumulando informações sobre os novos clientes, que depois precisam ser pagos com juros mais altos.

O estudo mostra, porém, que os bancos extraem lucros excessivos depois de capturar o novo cliente, que superam muito os iniciais em acumular informações. “Embora os bancos privados possam acumular informação durante seu relacionamento com as empresas, reduzindo a assimetria de informação, esses ganhos de eficiência não são repassados para o cliente”, conclui. Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não se pronunciou.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/banco-atrai-cliente-e-depois-sobe-juro-valor-economico