Fomento

Setor de fomento comercial já registra volume de operações superior a 2019

O índice de operações das empresas de fomento comercial ficou, no mês de agosto deste ano, 29% acima do mesmo período de 2019 – ou seja, o mercado já está com operando bem, mesmo em relação ao cenário sem pandemia. O dado integra o levantamento mais recente do “Termômetro da Crise”, feito pelo SINFAC-SP para acompanhar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor. Já o índice de liquidez ficou em 91,37%, um pouco abaixo dos 93,18% registrado no mês anterior, o que acendeu um alerta para o Sindicato. “Me preocupa a queda da liquidez que pode ser justificada, em parte, pela alta concorrência do mercado, ainda que o nosso setor esteja praticando taxas mais baixas e assumindo mais riscos. Por isso é importante as empresas participarem deste levantamento, para que a gente possa ver se, de fato, isto é uma tendência”, comenta Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP.

O índice de operações por entradas de caixa ficou em 109,67% no mês de agosto, o que significa que as empresas de fomento estão reaplicando todo o recurso que entra. “Isso é muito importante porque regulariza o mercado, os empresários do setor deixam de fazer loucura com taxas que não representam os custos operacionais e do dinheiro”, avalia Hamilton que defende que o retorno mínimo do negócio deve ser a taxa Selic. “Devemos chegar ao fim do ano com uma taxa de 9% porque está é uma forma de controlar a inflação que está aumentando”, explica. Abaixo, os índices do mês de agosto.
 

 
Sobre o Termômetro da Crise do SINFAC-SP

No início da pandemia de Covid-19, em 2020, o SINFAC-SP criou o Gabinete da Crise para apurar seus efeitos entre as empresas de fomento comercial. Até então, não havia indicadores semelhantes para esse setor da economia que atende, principalmente, micro e pequenas empresas. Interessadas do setor que queiram integrar o Gabinete da Crise e passar a receber os dados completos do levantamento podem entrar em contato pelo e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br para mais informações.