Economia

Setembro teve uma tentativa de fraude financeira a cada 7 segundos

Embora bem mais familiarizados com as plataformas digitais em sua vida financeira, o brasileiro não tem se prevenido contra práticas fraudulentas na mesma proporção. 

Cuidados como mudar as senhas com uma certa frequência, evitar usar o mesmo código para vários serviços, e preferir combinações fortes, mesclando letras, números e caracteres especiais, nem sempre têm sido observados pelos usuários, mantendo assim perigosas brechas para ações criminosas. 

Por mais que as empresas reforcem seus arsenais tecnológicos contra os invasores, continua competindo aos titulares das contas tomar certos cuidados básicos, o que inclui atenção redobrada aos e-mails e mensagens recebidas por SMS e WhatsApp contendo solicitações e promessas estranhas. 

Hábitos como checar, sempre que possível, os lançamentos nos extratos bancários e de cartões de crédito, em busca de lançamentos suspeitos, são igualmente recomendáveis, segundo os autores da pesquisa. 

Quanto as faixas etárias mais vulneráveis, o levantamento da Serasa Experian aponta, em primeiro lugar, as pessoas entre 36 e 50 anos (1,1 milhão de casos); seguidas pelas de 26 a 35 (855 mil); com idade variando entre 51 e 60 anos (441 mil) e a população acima dessa faixa, que foi vítima de 354 mil movimentações suspeitas no período. 

Fonte: Olhar Digital  

https://infocredi360.com.br/noticias/setembro-teve-uma-tentativa-de-fraude-financeira-a-cada-7-segundos