Cuidando das suas informações - Backup

Qual seria hoje o impacto para seus negócios se todas as informações de suas operações fossem perdidas? O tempo e esforço necessários para remediar essa situação certamente iriam gerar um prejuízo imenso, além do estresse.

Estamos todo o tempo sujeito a problemas desse tipo, pois são muitas as variáveis que podem ocasionar algum dano, vejam:

- Ambiental: assalto, incêndio, enchentes, descargas elétricas etc;
- Hardware: problemas no HD, memória do computador que pode ocasionar dano irreparável no banco de dados etc;
- Software: vírus, spywares e similares. Atualização incorreta do sistema operacional, dano do banco de dados por causas diversas, falha de sistema etc;
- Humana: falha operacional.
 
O backup é o único meio de se garantir do estresse, ele não vai impedir o problema, mas vai possibilitar voltar a ativa o mais rápido possível. A responsabilidade de criar o backup geralmente é de algum colaborador capacitado da empresa com bons conhecimentos em informática ou de um profissional terceirizado.
 
Não existe uma regra única para fazer o backup, pois cada empresa tem sua realidade, mas algumas regras não podem ser esquecidas para preservar a qualidade e integridade.

Abaixo seguem algumas considerações:
 
- Automatize: não dependa de pessoas para fazer o processo de backup, existem sistemas que automatizam essa rotina e garantem que não seja esquecido. Pessoas serão importantes para periodicamente verificar se tudo está sendo executado de forma correta, vale lembrar que sistemas podem falhar, quedas de energia, falha de rede etc.
 
- Rotina: o recomendado é fazer o backup diariamente, mas não sobrescrever o anterior, mantendo assim um histórico de pelo menos 5 (um para cada dia útil da semana) e mais um da sexta anterior. Essa ação minimiza o problema de o próprio backup estar com problemas, por exemplo, infectado por vírus. Outra prática importante é sempre gravar em duas mídias e guardar cada uma delas em local físico distante.
 
- Escolha a mídia correta: existem várias mídias para fazer o backup, a escolha delas está ligada a capacidade, durabilidade e confiabilidade. Apesar da praticidade e baixo custo, os Pen drive são os menos indicados, por serem muito sensíveis a problemas. As fitas requerem equipamento mais caro, são muito lentas, mas uma das maiores capacidades, assim sendo indicado para volumes muito grande. Os cartões SSD são ótimos, mas ainda possuem um custo elevado. CDs e DVDs são menos práticos, pois a gravação é demorada e trabalhosa, mas o custo é muito baixo e a durabilidade se for armazenado de forma correta é bastante grande. Os HDs externos são uma ótima opção, custo baixo, grande capacidade e praticidade. Não podemos esquecer da mídia virtual onde as informações são armazenadas na nuvem (cloud) na visão do usuário, pois tecnicamente, ela é armazenada em grandes datastores que armazenam fisicamente as informações em dois locais distintos e distantes fisicamente.
 
- Rotulação: importante rotular corretamente os backups ou se for online deixar registrado datas, nomes etc. Caso não seja automatizado a rotina, a pessoa responsável pode não estar presente no momento em que se necessita restaurar as informações. Da mesma forma é importante manter treinado mais de um colaborador para efetuar essas ações.
 
- Vistoriar o backup: tão importante quanto criar o backup e ter a certeza de que ele vai funcionar na necessidade. É muito comum se fazer backup de arquivos errados ou de forma errada e só saber disso tarde. Assim é necessário fazer periodicamente teste de restauração do backup em ambiente de trabalho e verificar se tudo está normal.
 
Cuide do seu patrimônio, cuide de suas informações!
 

Pietro Carlo Paladini Sobrinho

Pietro Carlo Paladini Sobrinho

Pietro Carlo Paladini Sobrinho
Empresário administrador de empresa de sistemas de gestão (Informare e WBA)
Especialista (MBA) em Gestão Estratégica de Factoring
Consultor de Empresas de Fomento Mercantil