Geral

Por que empresas fecham no Brasil?

Os últimos dados apresentados pelo Sebrae da pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, divulgada em outubro de 2016, aponta que a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no País.

Especialistas afirmam que, apesar do período de crise que esteve presente desde 2014, muitas das empresas fechadas poderiam ter sobrevivido caso investissem em consultorias especializadas, como as que oferecem o serviço de outsourcing contábil, que é, na prática, a terceirização de um serviço mais eficiente para empresas.

Segundo a Pesquisa Demografia de Empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, cerca de 713,6 mil empresas foram fechadas, ou seja, o número foi maior do que a quantidade de novas empresas no mercado, que foram 708,6 mil, nesse período.

Naquele ano, quando a crise estava em seu auge, o PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no país) teve o pior resultado em 25 anos, com um recuo de 3,8%. Em 2016 esse índice foi de 3,6%. “Seja no período de crise, antes ou depois dela, um ponto fundamental para as empresas é o planejamento, sobretudo o financeiro, quando se trata de contabilidade, balanço e até fluxo do empreendimento. Se uma empresa quer crescer e se estabilizar no mercado ela deve ter um bom serviço contábil”, afirma Jorge Pessoa, diretor da Person Consultoria.

Problemas

Os principais problemas identificados pela pesquisa do Sebrae entre as empresas que fecharam no Brasil, estão problemas financeiros, inadimplência, falta de linha de crédito, capital de giro, com 25% e gestão, problemas administrativos e contábeis, incapacidade, sociedade, logística, também com 25%. Já para as empresas que evitaram o fechamento do negócio, o planejamento está entre os principais fatores, com 18% e a gestão financeira eficaz com 13%.

“Os próprios dados dizem que alguns problemas podem ser evitados, e está aí a importância de contratar um serviço de qualidade. Além da Person poder ajudar as empresas a ficarem mais saudáveis, financeiramente falando, nós podemos ajudar criando um ambiente de controladoria, analisar tipos de negócio, sugerir boas ferramentas de controle financeiro, implantar software financeiro, para que ajude na evolução de empresa na administração financeira do dia-a-dia, por exemplo”, finaliza o diretor. 

Além de evitar o fechamento de uma empresa, entre as vantagens de se contratar o outsourcingcontábil está a melhora contínua de trabalho, otimização de tempo, melhor direcionamento de atividades, atualização em tecnologia, rapidez na obtenção de informações gerenciais e também, a diminuição de problemas trabalhistas e fiscais.

http://computerworld.com.br/por-que-empresas-fecham-no-brasil