Economia

Agrifintechs, a próxima fronteira

Os cases do gênero ainda são poucos, mas quem analisa os resultados por eles exibidos logo imagina as inúmeras possibilidades ainda existentes no campo financeiro, envolvendo justamente uma das poucas atividades em crescimento no país e reconhecidamente carente de opções de crédito, hoje praticamente restritas à esfera estatal.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) não deixam dúvidas, na hipótese de alguém ainda tê-las, sobre a pujança do nosso agronegócio, hoje responsável por mais de 20% do PIB nacional e cerca de metade das exportações do país.

A modernização presente em cada lavoura, desde as culturas familiares às gigantescas, voltadas ao abastecimento dos mercados interno e externo, deixa visível a ação positiva exercida por startups que têm se debruçado no ganho de eficiência e produtividade em todas as esferas do agro nacional.

Contudo, a oferta de recursos financeiros para garantir estes e outros investimentos fundamentais ao desenvolvimento contínuo do setor e suas empresas deixa muito a desejar, tendo em vista depender, quase que totalmente, de programas oficiais, que embora bem-conceituados, não conseguem suprir tanta demanda.

Eis aqui, portanto, a grande oportunidade que se oferece para agtechs – como também são conhecidas as startups de tecnologia já atuantes no meio - e as fintechs.

Unidas, estas duas boas ideias têm tudo para dar vida a uma promissora vertical, que lá fora já é conhecida como agrifintech ou agfintech, em alguns casos.

O universo de serviços prestados na área do crédito por este novo modelo não se limita aos financiamentos, pelo contrário. Ele se estende, por exemplo, a ferramentas de mensuração de risco para contratos financeiros, educação financeira e outras soluções específicas para o pequeno produtor, incluindo a inclusão financeira dos ainda limitados à subsistência.

Ao que tudo indica, portanto, a constantemente invocada necessidade de segmentação do mercado formado por empresas notabilizadas por agregar finanças e tecnologia, encontra no rico solo brasileiro terreno mais do que fértil para dar alguns de seus próximos e igualmente grandiosos passos. 

https://infocredi360.com.br/exclusivos/agrifintechs-a-proxima-fronteira