Tecnologia

Brasil é o sexto lugar mundial de países com mais vazamentos de dados

De janeiro a novembro de 2021, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações expostas na internet a partir de ataques ou brechas em sistemas, o que coloca o Brasil na sexta posição entre os países com mais vazamentos de dados, atrás de lugares como EUA, Irã e Índia, respectivamente. Os dados são de levantamento da Surfshark, empresa de privacidade e segurança online.

Segundo a pesquisa, o Brasil também registrou um aumento nos casos de golpes contra pessoas jurídicas. Para Diogo Nakazawa, especialista em segurança digital da Zyxel, é essencial que as empresas invistam em soluções que protejam os servidores de invasões e que cumpram a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor no Brasil desde setembro de 2020.

Já de acordo com dados levantados pela FortiGuard Labs, apenas no primeiro semestre de 2021, o Brasil sofreu mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques. Segundo um relatório da empresa especializada Netscout, ainda no primeiro semestre de 2021, o Brasil ficou na segunda posição dos maiores alvos globais. Estima-se que mais de 439 mil ataques ocorreram em território nacional, o que representa 7,1% do total do mundo.

Foi identificado também a evolução no chamado ransomware-as-a-service (RaaS), onde os cibercriminosos concentram-se na obtenção e venda de acesso inicial a redes corporativas, desta forma, é importante que as empresas adotem uma proteção de endpoint, redes e nuvens em tempo real. Além disso, incluir detecção e respostas de ameaças automatizadas com inteligência artificial.

O comércio eletrônico teve, em 2020, aumento de quase 54% no volume de tentativas de fraudes, segundo a Clearsale. A Serasa Experian também constatou que as tentativas de ações fraudulentas cresceram 22% em um ano até setembro de 2021. Ao todo, foram identificados 3,1 milhões de ataques, sendo que a maioria foi em bancos e cartões (57%).

https://monitormercantil.com.br/brasil-e-o-sexto-lugar-mundial-de-paises-com-mais-vazamentos-de-dados/