Geral

Start-ups financeiras são um desafio para bancos, diz presidente do Itaú

FERNANDA PERRIN
DE S? PAULO

Ele reconheceu que as chamadas "fintechs" s? concorrentes dos bancos e que t? feito "bastante sucesso" com "produtos de alta qualidade". "?um desafio para os bancos competir com elas".

Ao mesmo tempo, tecnologias como computa?o em nuvem e internet banking t? reduzido os custos das institui?es e aumentado sua competitividade.

"Novas formas de fazer os servi?s que os bancos prestam ser? mais eficientes e isso levar?a uma press? sobre os pre?s, mas os bancos ter? capacidade de reduzir custos operacionais com o aumento do atendimento digital", afirmou Setubal em palestra no Ciab, congresso sobre tecnologia da informa?o organizado pela Febraban (Federa?o Brasileira de Bancos).

Embora o avan? do internet banking n? deva acabar com as ag?cias f?icas, ele vai permitir a diminui?o no n?mero de unidades, na vis? do presidente do Ita?. Essa tend?cia j?teria se instalado no Brasil e deve se intensificar nos pr?imos anos, disse.

Os bancos ainda teriam vantagem sobre as start-ups na ?ea de "big data" (massa de dados) por disporem de muitas informa?es sobre uma clientela substancialmente maior. "Temos capacidade de monitorar e fazer vendas. As oportunidades [nesse campo] s? espetaculares", disse.

Ele criticou quando "fintechs" n? est? sujeitas ?mesma regulamenta?o que as institui?es financeiras. No Brasil, a regra ?a mesma para todos que atuam no mercado de pagamentos, mas o mesmo n? acontece em outras economias, como a chinesa, segundo Setubal.

O presidente do Ita? tamb? elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transa?es de moedas virtuais, ?qual chamou de "revolucion?ia".

SEGURAN?

O problema das fraudes na internet ?um dos revezes do avan? da tecnologia no setor financeiro. Setubal apontou a leitura biom?rica, j?dispon?el em alguns celulares, como um dos caminhos para combater o problema.

J?a gera?o de um n?mero de cart? cr?ito exclusivo para uma ?nica transa?o pela internet –produto dispon?el no Ita?– "ainda n? ?o ideal", afirmou. "Acho que voc?pode ter solu?es mais simples."

Fonte: http://m.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1783944-start-ups-financeiras-sao-um-desafio-para-bancos-diz-presidente-do-itau.shtml