Geral

Certificação digital será obrigatória a partir de amanhã para empresas com mais de 5 funcionários

A partir de amanh?(1º de julho), de acordo com a agenda do governo, as empresas com mais de cinco funcion?ios passam a ter a obrigatoriedade de uso da certifica?o digital e, em 1º de janeiro de 2017, a regra passa a valer para as que possuem mais de tr? funcion?ios.

Desde dezembro de 2015, o governo vem ampliando a exig?cia da ado?o da identidade digital para as PJs (Pessoas Jur?icas). Naquele ano, incluiu as empresas com mais de dez funcion?ios. Em janeiro de 2016, estendeu a necessidade para a rotina operacional das PJs com mais de oito empregados e, agora, torna o requisito ainda mais abrangente.

“A aplica?o da exig?cia era esperada pelo mercado”, diz o diretor da Autoridade Certificadora DOCCLOUD, Renato Teixeira. Ele acrescenta que a identidade online j?faz parte no dia a dia das grandes, m?ias e pequenas empresas para envio de informa?es trabalhistas, fiscais e previdenci?ias e a tend?cia ?cada vez mais fazer uso do registro eletr?ico como meio de confirmar a autenticidade de documentos e declara?es.

Para as empresas do Simples Nacional com mais de cinco funcion?ios, a certifica?o digital dever?ser exigida para entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servi? (GFIP) e declara?es do Sistema de Escritura?o Digital das Obriga?es Fiscais, Previdenci?ias e Trabalhistas (eSocial). 

Teixeira destaca que a utiliza?o do certificado digital trar?mais seguran? ? transa?es e celeridade operacional a essas empresas, al? de redu?o de custos, principalmente os relacionados a deslocamentos e autentica?es. “A assinatura digital pode ser usada para concretizar compras, assinar contratos, abrir, movimentar e encerrar contas banc?ias, entre outras facilidades”, relata o executivo.

Para os profissionais cont?eis, a exig?cia n? altera a rotina dos escrit?ios, j?alertas ao cronograma de obriga?es fiscais das empresas. O ponto de aten?o ?a validade do certificado digital, que precisa estar ativo para envio das informa?es.

Teixeira diz que obter o registro ?uma opera?o simples e pode ser feito no mesmo dia. “A DOCCLOUD tem mais de 390 estabelecimentos credenciados em todo o Pa?. O registro ?feito no mesmo dia do atendimento. Temos infraestrutura de ?ltima gera?o, gerenciamento customizado e com suporte avan?do, que p?e fim a dist?cia f?ica, evita fraudes, falsifica?es e permite que um maior n?mero de servi?s eletr?icos seja realizado com absoluta seguran?”, afirma.


http://www.bitmag.com.br/2016/06/certificacao-digital-sera-obrigatoria-a-partir-de-amanha-para-empresas-com-mais-de-5-funcionarios/