Economia

Perspectiva para setor bancário brasileiro segue negativa, diz Moody's

A perspectiva para o setor bancário brasileiro se mantém negativa, sob a expectativa de que a rentabilidade e a qualidade de ativos vão continuar enfrentando pressão por causa dos efeitos da recessão no país.

"O ambiente operacional para os bancos começou a se estabilizar, conforme o gasto dos consumidores e o investimento iniciam uma retomada, mas a recuperação continua frágil e os bancos vão continuar enfrentando desafios derivados da fraqueza da economia", disse Ceres Lisboa, vice-presidente senior da Moody's, em comunicado à imprensa.

A agência projeta uma contração de 3,5% no PIB brasileiro em 2016 e crescimento de 0,5% do PIB em 2017.

"Apesar da incipiente recuperação, os resultados das companhias continuarão fracos e o desemprego seguirá crescendo, levando a aumento da inadimplência. No entanto, o ritmo de deterioração da qualidade de ativos começará a desacelerar à medida que os bancos respondem à recessão concedendo menos empréstimos, fortalecendo o provisionamento para perdas e reduzindo a exposição aos tomares de risco", afirma a Moody´s.

"A redução das pressões inflacionárias e uma demanda reduzida por crédito podem levar a taxas de juros menores, comprimindo as margens dos bancos. Ao mesmo tempo, a inadimplência levará a maiores despesas de provisionamento, ampliando as pressões sobre a rentabilidade", completou.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/09/perspectiva-para-setor-bancario-brasileiro-segue-negativa-diz-moodys.html