Fomento

Setor reforça apresentação da Central de Risco a empresários

Live promovida no último dia 14 de maio pelo SINFAC Centro Sul / SC esclareceu aos empresários do setor dúvidas acerca da futura Central de Risco, cujas informações de cedentes e sacados farão parte do Sistema de Informação Nacional para Sistema de Crédito, antigo sonho do fomento comercial.

Além do anfitrião do sindicato catarinense, presidente Elpídio Veronez Debiasi, o evento contou com a participação dos presidentes Hamilton de Brito Junior (SINFAC-SP) e Marcio Aguilar (SINFAC-RS), do consultor jurídico das três entidades, Alexandre Fuchs das Neves, do CEO da Vadu, Alexandre Malheiros, e da agente de negócios Fabiana Rongo (Vadu).

A exemplo da live promovida dias antes (05/05) pelo SINFAC-SP, esta nova videoconferência abordou as características da futura Central de Risco, cuja gestão e operação ficará a cargo da empresa de inteligência artificial.

A novidade anunciada pela empresa paulistana foi a gratuidade para até 500 consultas 30 dias após a assinatura do serviço.

“Esse produto nasceu dentro do 'Gabinete de Crise', que o nosso Sindicato iniciou em São Paulo logo após o começo da pandemia. O momento simplesmente foi oportuno, em função da suspensão das negativações, trazida pelo PL 675, que num primeiro momento era de 90 dias, a partir de 20 de março. Ao voltar do Senado, se transformou em um desastre maior, porque não vai permitir a negativação até o final do ano”, explicou Hamilton.

O dirigente comentou ainda que o SINFAC-SP está fazendo um grande trabalho para que o PL não seja aprovado. “A nossa matéria-prima é a informação. Se não tivermos esses dados, iremos navegar no escuro, sem bússola. Agora, estamos pedindo apoio dos SINFACs de todo o Brasil, para que enviem cartas aos respectivos deputados, cobrando esse posicionamento”, salientou.

Segundo ele, a Central de Risco desenvolvida pela Vadu vai proporcionar outra informação preciosa para o setor – “Encaminhado para Protesto” –, informado pela empresa, que mesmo sem poder fazer a negativação, deixará evidenciado dados essenciais sobre o devedor.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/setor-reforca-apresentacao-da-central-de-risco-a-empresarios