Fomento

Ainda cercada de dúvidas, ESC requer aperfeiçoamento constante de empreendedores

Quase um ano e meio depois de entrar em vigor e próxima de chegar a 800 unidades abertas no Brasil, a Empresa Simples de Crédito mais uma vez centralizou as atenções em evento realizado no último dia 10 de setembro pelo SINFAC-SP.

O sucesso deste tipo de palestra pode ser explicado principalmente porque a maioria dos empresários ainda tem muitas dúvidas sobre esta recente modalidade de negócios. E, claro, pela riqueza do conteúdo apresentado. Tanto é verdade, que o consultor jurídico do Sindicato, Alexandre Fuchs das Neves, explicou detalhes sobre a estrutura, os limites e a essência da ESC.

Os empreendedores, muitos dos quais já operando no segmento, enquanto outros ainda desenvolvem projetos para atuar nesta atividade, puderam amealhar conhecimentos sobre os formatos empresariais que podem ser adotados e os modelos de operações autorizados a praticar neste ramo.

“A ESC nasceu para ser uma pequena empresa, a partir do conceito de que consiga atender, como clientes, outras pequenas empresas”, enfatizou Fuchs, ao explicar o foco deste empreendimento.

A live contou com a intervenção do presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), lembrando que a ESC nasceu no arcabouço jurídico da Lei Complementar nº 123/2006.

“A legislação estabeleceu normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, e por isso deve manter sempre a sua essência”, salientou o dirigente.

Em sua apresentação, Fuchs abordou ainda as operações da ESC, fazendo referência ao crescimento do setor e, como tal, ao aperfeiçoamento e à otimização dos modelos e fluxos operacionais, melhorando o ambiente de negócios.

Comentários sobre as futuras alterações da LC nº 167/2019 também foram realizados, reforçando a advertência sobre as cautelas a serem tomadas, “primeiro por se tratar de quórum qualificado para a votação de alterações, e segundo, pela matéria tratada, para a qual não se pode perder o foco com relação a cláusulas pétreas, em especial a impossibilidade de operações com pessoas físicas e a captação de recursos de terceiros”, completou.

Para ter acesso a esta live, é necessário se inscrever na página de EaD - AQUI. Em até 48 horas, o interessado receberá um e-mail com login e senha de acesso ao vídeo.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/ainda-cercada-de-duvidas-esc-requer-aperfeicoamento-constante-de-empreendedores