Economia

Pix pode afetar nova regra de recebíveis

O mercado está otimista com o início da operacionalização do registro e nova forma de negociação de recebíveis de cartões. Mas há quem já vislumbre uma competição no futuro com novas funcionalidades do Pix.

A forma atual do Pix permite um pagamento instantâneo: o dinheiro é repassado ao destinatário (pessoa física ou jurídica) em poucos segundos. Já o Pix Garantido é um pagamento programado com a possibilidade de parcelar a compra, uma espécie de cartão de crédito.

Carlos Netto, presidente da Matera, empresa de tecnologia que atua na preparação de empresas para o sistema de pagamentos instantâneos, entende que a entrada do Pix Garantido – agenda do banco Central para 2022 - pode tornar desnecessária a existência de registradoras de recebíveis.

Ele explica que esta funcionalidade do Pix ainda está sendo discutida pelo Banco Central. Mas já é possível saber que o pagamento agendado não ficaria visível só para o pagador, mas também para o recebedor. Tendo essa “garantia” de um recebimento agendado, o recebedor poderia pedir para o banco que tem uma chave Pix antecipar esses pagamentos.

Já os executivos de bancos Gabriel Motomura, co-head do BTG+ Business, e Monisi Costa, head de Pessoa Jurídica do C6 Bank entendem que o Pix garantido é mais uma oportunidade para as empresas de pagamento e para as registradoras.

Para Motomura, é mais uma modalidade que vai fomentar o papel da registradora porque pode gerar mais vendas. Monisi avalia também que sendo mais uma opção de pagamento para o cliente, as empresas de pagamento podem se rentabilizar.

Por meio de nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pontuou que o Pix Garantido funcionará de forma similar à concessão de capital de giro com base nas vendas efetuadas em cartões de crédito. “Desta forma, os registros das operações serão distribuídos entre as registradoras aptas a operarem no mercado. E a Cip é uma delas. Assim, não há o que se falar em obsolescência, seja da Cip ou qualquer outra registradora”, disse.

A Febraban avalia a nova norma de recebíveis de cartão de crédito como um “inegável benefício para o consumidor”. “O principal impacto da mudança será a maior concorrência entre bancos e credenciadoras, em função do empoderamento do cliente, que escolherá a maneira de utilizar seus recebíveis de cartão de crédito. Seja como garantia ou antecipação entre os agentes disponíveis (bancos e credenciadoras), a partir da autorização para visualização da agenda dos recebíveis”.

Ainda assim, aponta que o principal desafio para bancos e credenciadoras se concentra em quais instrumentos eles utilizarão para atrair e reter os clientes, em função do acirramento da concorrência.

https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2021/06/07/pix-pode-afetar-nova-regra-de-recebiveis.ghtml