Economia

Classe C é a que mais controla as contas e sabe o que é nota de crédito, diz estudo

Consumidores da classe C, segundo a renda familiar, são os que mais têm o hábito de fazer o controle orçamentário (85%), contra 81% dos pertencentes às classes AB e 75% dos incluídos nas classes DE. Essas informações constam de sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), e revelam, ainda, que, em cerca de dois anos de uso do Cadastro Positivo, os consumidores da classe C são também os que mais sabem o que é nota de crédito (score), com 73%, contra 67% das classes AB. Os respondentes pertencentes às classes DE, com 54%, são os que menos sabem o que é nota de crédito.

Mas, quando perguntados se conhecem e acompanham a nota de crédito para saber se terão acesso a crédito, esse cenário muda. Nesse item, 39% dos respondentes das classes AB afirmam acompanhar a evolução da nota de crédito com esse objetivo, contra 38% das classes DE e 36% da classe C. Para levantar informações por região do país, a sondagem agrupou os entrevistados em dois blocos: regiões sul e sudeste, com 78% dos respondentes, e regiões norte, nordeste e centro-oeste, com 22% do total de respondentes. 
 



 
A comparação entre as regiões mostra equilíbrio nas respostas. Assim, no norte, nordeste e centro-oeste, 85% dos pesquisados afirmaram buscar informações sobre controle financeiro, enquanto no sul e sudeste chegou-se a 86%. Nas cinco regiões, o índice de quem sabe o que é nota de crédito é de 62%. E nada menos que 56% dos pesquisados nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, e 57% dos entrevistados nas regiões sul e sudeste consideram a nota de crédito ou score muito importante para sua vida financeira.

Para Elias Sfeir, presidente da ANBC, “a sondagem sinaliza que os brasileiros estão buscando mais informação e educação financeira. O fato de, em todas as regiões do país, 2 em cada 3 entrevistados saber o que é nota de crédito, indica um caminho promissor”. Destaca Sfeir: “além da educação financeira, é fundamental que a atitude financeira também esteja no dia a dia dos brasileiros, afinal, ter o conhecimento e não aplicá-lo é ineficaz”.

A sondagem, que foi realizada em abril e será atualizada trimestralmente, tem o objetivo de avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota de crédito (score) e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. A amostra é formada por 1.015 respondentes, sendo 8% das classes AB, 37% da classe C e 55% das classes DE. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/classe-c-e-a-que-mais-controla-as-contas-e-sabe-o-que-e-nota-de-credito-diz-estudo