Economia

Confiança empresarial sobe em outubro

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,4 ponto em outubro, para 100,3 pontos, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais o indicador inverteu a tendência de alta iniciada em maio de 2021 ao recuar 0,5 ponto no mês.

“A alta modesta da confiança empresarial em outubro retrata um movimento de acomodação após a queda de 2,5 pontos no mês anterior. O resultado positivo foi proporcionado pelo Setor de Serviços, único a registrar melhora tanto nas avaliações sobre a situação corrente quanto nas expectativas, sinalizando a continuidade da fase de retomada de nível atividade nos segmentos mais afetados pela pandemia, como o de Serviços Prestados às Famílias. Quanto às expectativas, pelo segundo mês os resultados foram mais favoráveis nos quesitos que miram o horizonte de três meses que no quesito que trata do horizonte de seis meses, algo que não ocorria desde abril de 2015. Um sinal de que o setor produtivo começa a se preocupar com a desaceleração do ritmo de atividade no primeiro semestre de 2022”, avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

A ligeira alta da confiança dos empresários em outubro decorreu de movimentos igualmente tímidos dos índices que medem a percepção sobre a situação corrente e as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,2 ponto, para 99,5 pontos e o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 0,4 ponto, para 100,3 pontos. Nos três casos (ICE, ISA e IE) a alta de outubro não recupera nem 20% das perdas ocorridas no mês anterior.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

A confiança dos setores que integram o ICE caminharam em sentidos variados em outubro. Houve recuo na Indústria e avanço nos Serviços, recuperando quase todas as perdas do mês anterior, No Comércio e na Construção a confiança ficou relativamente estável.

Difusão da Confiança

A confiança empresarial subiu em 49% dos 49 segmentos integrantes do ICE em outubro, uma alta da disseminação frente aos 33% do mês passado. O destaque positivo do mês é o setor de Serviços, que registrou alta da confiança em mais de 70% dos segmentos.

(Redação – Investimentos e Notícias)

https://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/economia/confianca-empresarial-sobe-em-outubro