Fomento

Adequação à CVM 175: saiba tudo em novo curso do SINFAC-SP

A menos de um mês para os FIDCs se adequarem à regulamentação 175 da CVM, o mercado ainda tem muitas dúvidas sobre as novas obrigações e procedimentos. Para atender esse público, o advogado e especialista no setor, Clélio Gomes, irá ministrar o curso online “FIDCs: Adequação a RCVM 175 e a nova lei sobre a tributação dos fundos”. A aula será no próximo dia 20 de março, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom.

O curso é gratuito para associados do SINFAC-SP e da ABRAFESC, para os demais, o investimento é de R$ 600. As inscrições devem ser feitas pelo link www.sinfacsp.com.br/evento/556.

CVM 175

O novo Marco Regulatório dos Fundos (Resolução CVM 175) obriga todos os FIDCs a registrarem suas operações junto a entidades registradoras, entre diversas outras novidades. Essa nova rotina deverá ser implantada até o dia 01/04/2024 pelos Fundos existentes prévios a publicação da resolução. Os que foram abertos após o dia 02/10/2023, já devem estar fazendo os registros desde o início de suas atividades.

CURSO ONLINE

FIDCS: ADEQUAÇÃO A RCVM 175 E A NOVA LEI SOBRE A TRIBUTAÇÃO DOS FUNDOS

Com Clélio Gomes

Dia 20/03/2024, das 9h às 12h

Inscrições: www.sinfacsp.com.br/evento/556

PROGRAMAÇÃO:

1 - vigência da RCVM 175

2 - adequação do regulamento do Fundo

3 - rol de direitos creditórios na RCVM 175 e na RCMN 5.111

4 - obrigatoriedade do registro de direitos creditórios

5 - direitos creditórios passíveis de registro

6 - procedimento de registro: administrador, gestor ou consultoria?

7 - exclusão do come cotas: entidade de investimento e enquadramento da carteira

8 - FIDC fechado x aberto

9 - extinção do FIDC não padronizado

10 - admissão do investidor de varejo nos FIDCs

11 - FIDC multiclasses

12 - Agente de garantias para o FIDC

SOBRE O DOCENTE

Clélio Gomes é graduado em direito pela UFMG, especialista em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Empresarial. Lecionou Direito Empresarial de 2006 a 2015 destacando-se na PUC-MG. É advogado atuante na área empresarial, sócio fundador da Banca de Advocacia Copello Gomes Sociedade de Advogados e da Libertas Asset S/A, empresa especializada na estruturação e gestão de FIDCs, além de consultor jurídico do SINDISFAC/MG, do SINFAC/SC e da ABRAFESC. É autor de quatro livros: Fomento Comercial (2017); O Ciclo do Crédito (2019); Empresa Simples de Crédito (2021) e Incidente de Classificação de Crédito Público (2021).

Formação SINFAC-SP- A Casa do Fomento: 

O SINFAC-SP organiza diversos cursos online, tanto em tempo real quanto pela sua plataforma digital de EAD, e orienta as empresas do setor a incentivarem seus colaboradores a assistirem às aulas. O foco é a profissionalização do setor e capacitação dos profissionais que atuam no fomento comercial. Para implantar os cursos de EAD, o SINFAC-SP buscou apoio da iLabora, empresa conceituada no setor de ensino à distância que usa a plataforma baseada em projeto da Harvard University. Para conhecer todos os temas disponíveis, acesse: www.sinfacsp.com.br/eventos-ead.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/adequacao-a-cvm-175-saiba-tudo-em-novo-curso-do-sinfac-sp