Economia

Executivos de finanças estão mais otimistas com futuro de empresas, mas menos animados com a economia

Os executivos de finanças terminaram 2023 com perspectiva positiva quanto ao futuro de suas companhias, mas menos otimistas em relação à economia do país. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças São Paulo (Ibef-SP) e pela Saint Paul Escola de Negócios e antecipada ao Valor.

De outubro a dezembro de 2023, o índice de confiança do CFO (iCFO) ficou em 133,1 pontos, acima dos 127 pontos do terceiro trimestre. Essa melhora foi puxada por expectativas mais positivas em relação ao setor de atuação dos executivos e às companhias. Já a confiança em relação à economia local caiu ante ao terceiro trimestre “refletindo a instabilidade do cenário macroeconômico”, segundo os responsáveis pela pesquisa.

Essa visão mais otimista sobre as companhias se confirmou quando os executivos foram questionados sobre o que esperam em termos de rentabilidade e lucratividade das empresas. Se, no terceiro trimestre de 2023, 60% dos executivos acreditavam no aumento do retorno sobre patrimônio líquido, no quarto trimestre eram quase 72%.

Também aumentou a parcela dos executivos que espera pelo aumento da margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). No terceiro trimestre de 2023, eram 62,5%. No quarto trimestre, chegaram a 75%.

A pesquisa mostra ainda que a principal preocupação indicada pelos diretores financeiros foi a demanda do mercado interno. Cerca de 18% dos participantes apontaram essa questão como preocupante. “Tiveram também destaque a atração, retenção e motivação de talentos, a competitividade e atuação da concorrência, e a estrutura tributária”, diz um trecho da pesquisa.

O estudo também buscou mapear o destino dos investimentos previstos para os próximos 12 meses. A maior parte dos participantes, cerca de 22%, espera aplicar os recursos na ampliação da capacidade instalada. O investimento em TI foi o segundo fator mais citado, com quase 21%, seguido por investimentos em novas linhas ou unidades de negócios.

O iCFO tem como objetivo mostrar a confiança dos CFOs quanto ao desempenho do país e dos negócios nos próximos 12 meses. A escala vai de 20 a 180 pontos, sendo 100 o nível que representa a neutralidade das expectativas.

https://valor.globo.com/financas/noticia/2024/02/12/cfos-estao-mais-otimistas-com-futuro-de-empresas-mas-menos-animados-com-a-economia.ghtml