Economia

Brasil é o segundo país que mais tributa empresas, diz pesquisa

O Brasil é o segundo país que mais tributa as empresas, dentre 111 localidades, atrás somente de Malta, país do sul europeu, segundo estudo divulgado pela plataforma CupomValido. Ao considerar todos os impostos, as empresas brasileiras pagam, em média, uma alíquota de imposto de 34%. Este valor é 70% maior que a média mundial e somente 1% menor que Malta , que está no topo do ranking com 35%. Com isso, o Brasil acaba tributando mais que países desenvolvidos.

De acordo com a economista e analista de mercado, Greice Guerra Fernandes, sta questão faz com que as micro e pequenas empresas sejam as mais atingidas, sendo elas as que mais empregam no Brasil atualmente.  “Essas empresas são as mais oneradas. Tudo isso é devido a complexidade da política tributária que temos, onde existe uma guerra fiscal entre os estados e não existe um imposto único e igualitário para poder estimular as micros e pequenas empresas”, diz. A especialista também explica que, toda vez que o imposto aumenta, a empresa é obrigada a repassar isso ao custo de produção, o que promove elevação do preço dos bens finais de consumo. Gerando assim uma alta carga tributária do país, o que apenas encarece o custo Brasil. “Encarecendo o custo Brasil, o que se gera é uma falta de atratividade do país em investidores, principalmente estrangeiros”, acrescenta.

Apesar do peso dos impostos para os empresários, segundo a pesquisa há uma tendência de queda nas tributações de empresas. Ao comparar a tributação sobre as empresas de 2000 até 2021, a grande maioria dos países diminuiu a alíquota de tributos. Na média, o valor da alíquota caiu 8,3%, saindo de 28,3% em 2000 para 20,0% em 2021. Neste período, 94 países abaixaram a tributação, enquanto 13 países mantiveram as mesmas taxas, e somente 4 países aumentaram, sendo eles Andorra, Hong Kong, China, Maldivas e Omã.

Segundo o estudo, 12 países tinham um regime de não tributar as empresas, países que antes eram considerados paraíso fiscal. Os países que mais aumentaram as taxas foram a Andorra (+10%) e Malvidas (+15%). Estes países tiveram um grande aumento, pois não tributavam as empresas e passaram a tributar. Na ponta oposta, os países que mais diminuíram as taxas foram a Angola e França, com uma queda de -5% e -3,6%, respectivamente.

https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/brasil-e-o-segundo-pais-que-mais-tributa-empresas-393288/