Fomento

SINFAC-SP debaterá a importância do associativismo em evento do setor

O SINFAC-SP já adicionou à agenda de 2024 um dos mais importantes eventos do setor. Em março, dos dias 22 a 24, diversos profissionais da área se reúnem no “2º Encontro de Imersão em Gestão de Empresas Securitizadoras e FIDCs”, organizado pelo consultor Ernani Desbesel. Nesta segunda edição do evento, que será em Guarajuba, na Bahia, o presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC, Hamilton de Brito Jr., comandará a palestra “A importância da defesa do coletivo”, marcada para o dia 22/3. Os interessados em participar do evento já podem enviar uma mensagem de texto para Anelise Desbesel, pelo WhatsApp: (51) 99121-3745.     

Durante sua palestra, Hamilton de Brito Jr. vai reforçar a importância do papel do SINFAC-SP e da ABRAFESC como porta-vozes do setor e, principalmente, em defesa das principais causas do fomento. “Queremos falar sobre a importância do associativismo e de todas as nossas conquistas para melhorar o ambiente de negócios da classe. Juntos somos mais fortes, e isso não é um mero slogan ou frase de efeito. É a pura verdade quando se fala de associativismo”, adianta Hamilton.    

Exemplos de atuações que demonstram a força de ambas as instituições não faltam. Um deles se refere à movimentação para que os FIDCs fossem retirados do regime conhecido como come-cotas, ocorrida neste ano. Mudanças propostas no texto inicial da MP 1.184/2023 previam a tributação sobre o estoque de rendimentos dos fundos. Entretanto, os pleitos do SINFAC-SP e da ABRAFESC, apresentados nas Emendas 18, 19 e 20, protocoladas pelo Deputado Federal Eros Biondini (PL), foram atendidos, o que representou uma grande vitória para os FIDCs. 

A programação do “2º Encontro de Imersão em Gestão de Empresas Securitizadoras e FIDCs” neste ano vai tratar de muitas outras pautas igualmente importantes para o setor, entre elas: “A securitizadora moderna”, “Recuperações judiciais fraudulentas” e “FIDCs - Atualizações e Oportunidades com a Res. 175 CVM”. Dentro do “Momento negócios”, representantes de empresas do setor — WBA, Grafeno, BMP e CRDC — falam sobre o uso da tecnologia, notas comerciais, registros de recebíveis, contas Escrow e muitos outros tópicos que fazem parte da realidade do setor.  A última palestra traçará um panorama sobre os negócios, com as perspectivas para o ano de 2024. 

Nesta edição, que conta com o apoio do SINFAC-SP e da ABRAFESC, haverá um pré-evento, no dia 21/3, quando será realizada uma reunião entre os participantes que já estiverem no local do encontro, no Vila Galé Marés Resort, na Praia de Guarajuba, a 47 km do Aeroporto de Salvador. Para começar o trabalho, o palestrante Ernani Desbesel promoverá um debate sobre assuntos diversos. Também haverá atividades com o grupo presente nas dependências do hotel. Para o dia 23/3, está agendado um jantar especial. 

Ao enviar a mensagem de texto para Anelise Desbesel, no WhatsApp (51) 99121-3745, é preciso informar nome completo, CPF e cargo do participante (nome da empresa e CNPJ que representa), além de nomes e idades de eventuais acompanhantes que se hospedarão no hotel. Para checar a programação completa e obter outras informações, acesse: https://portaldofomento.com.br/curso.php?id=253 

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-debatera-a-importancia-do-associativismo-em-evento-do-setor